sábado, 6 de junho de 2009

MEMORIAL DE ANTONIA REIS


MEMORIAL

Contar a minha vida profissional significa também analisar e avaliar o que já vivi e numa perspectiva diferente redirecionar, dando novo rumo, novos encaminhamentos a minha prática.

Sou Antonia Mª Reis de Macedo Menezes, professora há sete anos. Confesso que essa não era a minha opção quando adolescente. Sempre fui uma aluna muito aplicada e dedicada aos estudos, prova disto conclui o Ensino Médio aos 16 anos.

Em 1988, iniciei a minha educação primária, na Escola Eurico Gaspar Dutra, zona rural de Dormentes, na época Distrito do município de Petrolina, conclui até a 4ª série, tive o privilégio de poucos, a minha mãe foi a minha professora/ alfabetizadora, e de toda esta etapa da minha vida.

Em 1992, passei a estudar na Escola Senador Nilo Coelho, sede da já emancipada cidade Dormentes, onde cursei da 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Desta etapa posso destacar a professora Joselita Araujo que me ensinou a disciplina de Língua Portuguesa da 7ª ao 3º ano do ensino médio, ela me fez a cada dia gostar mais de português, com seu jeito cativante de nos incentivar ao hábito da leitura.

Tive o contato com a Educação desde cedo, pois já aos quinze anos eu ia substituir minha mãe numa turma de primeira série, já que ela precisava ficar alguns dias em Petrolina, para cursar a Faculdade e não tinha transporte todos os dias para poder vir. No ano seguinte, eu passei a substituí-la alguns dias da semana, na Secretaria da Escola que eu estudava, onde eu fazia os trabalhos cabíveis a um auxiliar administrativo, uma vez que minha mãe necessitava concluir o curso de Letras, curso este concluído a custa de muita perseverança para vencer as dificuldades.

Prestei vestibular em 1998, com apenas 16 anos, escolhi o curso de Letras, na Faculdade de Formação de professores de Petrolina-PE, não era o meu sonho, gostaria de fazer Direito, mas, meus pais não tinham condições de me manter numa capital para eu poder cursá-lo.

E graças a estas experiências substituindo minha mãe eu comecei a gostar de dar aulas, amava o contato com as crianças. E como sempre gostei muito de ler, graças ao incentivo e exemplo de minha mãe, que é o meu espelho de luta e determinação, que também é professora e neste mesmo ano concluía com muita dificuldade o curso de Letras na mesma Faculdade, e também ao incentivo da professora Joselita e de todos os professores daquela época, fui aprovada com boa classificação.

A minha vida acadêmica não foi fácil, inicialmente, tive que vir morar em Petrolina, ficar longe dos meus pais e dos meus irmãos; mas a minha fé em Deus e a vontade de vencer me trouxeram forças para concluir o curso em 2002, onde nesta época a minha mãe e meus irmãos já estavam residindo aqui em Petrolina.

Meu ingresso no mundo do trabalho foi fruto de buscas e conquistas, inicialmente trabalhei na Escola Luminar, onde eu dava aula para o maternal e o 1º período, trabalhei lá de 2000 a 2002. Em 2003, passei a trabalhar na Escola Santa Bárbara, lecionava para a alfabetização (3º período).

Em 2005, fui trabalhar em Dormentes, na Prefeitura Municipal, nessa época aconteceu o inverso minha mãe e irmãos ficaram morando aqui e eu ficava de Dormentes para Petrolina. Lá exerci funções bem diferentes, Secretária Executiva, Auxiliar de Tesouraria e de Setor Pessoal. Em 2006 ainda quando estava trabalhando em Dormentes fiz o concurso do estado para professor de Português, para a cidade de Petrolina, e em março de 2007 fui convocada. Foi maravilhoso, uma vez que, além de ser um concurso, fruto de muito esforço, eu voltaria para casa, iria trabalhar em Petrolina, além de ficar perto da minha família, ficaria junto do meu amor Fredson.

Iniciei minhas atividades docentes na Escola Professor Manoel Xavier Paes Barreto em abril de 2007, onde trabalho até hoje. Também em 2007, iniciei o curso de Especialização em Língua Portuguesa, pelo Segmentum Instituto de Educação, de Salvador. O qual estou concluindo agora, curso vencido com muita perseverança, mas graças a proteção de Deus, nosso pai criador, ao incentivo e apóio de minha família e de meu marido Fredson, estou vencendo mais esta batalha.

Tenho certeza que as dificuldades e desafios encontrados me fizeram a cada dia querer buscar novos conhecimentos e me preparar para novas conquistas. Mesmo tendo pouco tempo de sala de aula, já conheço muito da realidade da educação em nosso país e procuro sempre fazer o melhor para ajudar os meus alunos a conquistarem os seus objetivos, tentando fazer com que entendam que só através de muito estudo, é possível que se tornem capazes de trilhar os caminhos na realização dos seus sonhos. Finalmente tenho certeza de que quando temos fé em Deus e fazemos a nossa parte com muita perseverança, tudo dará certo em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário