sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A EDUCAÇÃO TRANSFORMANDO VIDAS: MEMORIAL DE NAEDJA GUEDES

Desde criança, sempre tive um grande desejo: “Ser professora”.
Eu nasci no final dos anos 60, em uma pequena cidade chamada Belém do São Francisco, batizada com este nome porque é localizada exatamente as margens do Rio São Francisco. Lugar de infinita beleza e que respirava educação, e todos os exemplos que tínhamos de pessoas vencedoras, independente da sua raça, religião ou situação financeira, haviam conseguido este feito graças a educação.
Na minha família não podia ser diferente, minha mãe tinha oito filhos e estava grávida de mim quando se separou de meu pai, e veio morar na cidade, conseguiu um trabalho como Auxiliar de Serviços Gerais no Hospital Dr. José Alventino Lima. Desde o início ela soube que teria que se desdobrar para nos sustentar, pois o salário que recebia não cobria os nossos custos. Então, ela passou a costurar para aumentar a nossa renda e podermos sobreviver com dignidade, mas nunca perdeu de vista o seu principal objetivo que era ver seus filhos todos formados. O que veio acontecendo desde o ano de 1976 com a formatura em Petrolina de minhas duas irmãs mais velhas que logo passaram a trabalhar e iniciaram um curso na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina.
A ajuda financeira já começava a chegar aos poucos, enquanto isso no ano de 1979, mais uma das minhas irmãs também se formou no magistério e como as outras, deixou nossa cidade e mudou-se para Petrolina, onde também conseguiu um emprego e entrou na Faculdade. Em 1981 o nosso sonho de morarmos todos juntos novamente se realizou, finalmente, minhas irmãs trabalhando como professoras conseguiram nos trazer para Petrolina, onde começamos uma nova vida, mas sempre tendo a educação como aliada na melhoria da qualidade de vida de todos nós. Com o decorrer dos anos minhas duas irmãs, com a idade próxima a minha, também se formaram, sendo que uma não quis ser professora.
Chegou a minha vez de realizar o meu desejo, cursar o magistério e me formar, e foi o que aconteceu em 1991 fui a 5ª filha de D. Júlia que tinha se tornado uma professora.
Com dezoito anos eu já trabalhava com crianças em escolas da rede particular, escolhi então o curso de Pedagogia com o qual sempre me identifiquei e cursei com muita determinação aquele curso que eu iria me dedicar até os dias de hoje.
Ingressei na rede municipal de ensino da cidade de Petrolina no ano de 1994 através de concurso, mas o que eu mais queria era ser igual as minhas irmãs: Professora do Estado de Pernambuco, e consegui! Em 1997 eu passei no concurso do Estado, e foi para mim mais um sonho realizado. Fiquei trabalhando com 200h. no município e 150h. no Estado e foi nesse período de dedicação exclusiva ao magistério que eu fui premiada com um curso de pós-graduação e uma TV de 29 polegadas por ter sido considerada a melhor professora da rede municipal de Petrolina do ano de 1999.
Sempre trabalhei com turmas do 1º ao 5º ano e EJA em escolas da periferia de Petrolina, onde adquirir experiências que contribuíram para que eu me tornasse um ser humano e profissional melhor.
Fui coordenadora de duas escola da rede municipal através de seleção interna por dois anos e atualmente sou professora da 2ª fase de EJA.
No Estado sempre esperei que abrisse seleção para educador de apoio, o que ocorreu em 2007 e com muito estudo atrelado a determinação, eu conseguir passar e exercer, desde então, essa função que muito me orgulho.
Estou tentando na medida do possível contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Escola Professor Humberto Soares. E como diz Paulo Freire: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre". Somos eternos aprendizes.
Maria Naedja de Sá Guedes