domingo, 31 de maio de 2009

Relato de experiência I

1° Oficina do Gestar II

Relato de Experiência

Relato de experiências comprovadas nas salas de aula sobre gêneros textuais.
Eu trabalhei o texto: Propaganda.
Texto “Você não quer contar esta história para seus filhos”

1.Perguntei aos alunos o que eles entenderam desta propaganda, se tivesse só a foto, se eles entenderiam a mensagem que ela representava. E alguns responderam que era chapeuzinho vermelho em uma floresta desmatada.
2.Então voltei para o título e perguntei: você não gostaria de contar esta história para seus filhos, gostaria? Que chapeuzinho vive em uma floresta desmatada? Então solicitei aos alunos que produzissem um texto falando sobre que história eles queriam contar para seus filhos, ou seja, que eles elaborassem uma historinha, historinha essa que será contada futuramente para seus filhos.
Eles fizeram cada uma mais linda que a outra.
O resultado esperado foi muito bom por que os alunos elaboraram outro texto, ou seja, dentro de um texto gênero propaganda, eles fizeram outro gênero, que foi a redação. Usando as tipologias dissertativas e explicativas.

Eva Coelho Rodrigues
Escola EMAAF

Um comentário:

  1. Que bom ver que vc etá fazendo um bom trabalho a partir das sugestões e oficinas do Gestar. Continue assim! Da próxima, se puder, enriqueça sua apresentação com fotos e com cópias dos textos dos alunos. Vamos conversar pessoalmente sobre outra coisa, tá?? bjs
    Diza

    ResponderExcluir