segunda-feira, 1 de junho de 2009

OFICINA APLICADA POR PENHA

I Oficina

Gêneros textuais

A partir da afirmação de que a linguagem é prática social( Baktthin) cabe-nos permitir ao aluno não só selecionar os gêneros textuais, mas também produzir, identificar a utilidade de cada um no cotidiano.

Os gêneros textuais podem ser considerados como instrumento que fundam a posibilidade de comunicação.
Amplia as capacidades individuais do aprendiz, também amplia seu conhecimento
sobre a prática linguística e social(Schneuwly e Dolz-1997. Com a leitura e socialização dos gêneros textuais os alunos tiveram a oportunidade de entender que para cada situação há uma leitura diferente, juntos foram desenvolvendo e construindo novos significados e atribuindo uma finalidade a cada gênero.
O trabalho em grupo gerou comentários e discussões, como por exemplo" e este texto é literário por quê? " " porque nos diverte."

Em vinte e seis de março desenvolvi na 6ª A e B a primeira oficina TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS. A turma dividida, cada grupo recebeu um envelope contendo textos, selecionou e classificou os textos: informativo,receita, bula,propaganda ( não-literário); poema, música conto, tira, história em quadrinhos(literário).

Cada grupo apresentou seu trabalho para a classe.

Em trinta e um de março os mesmos grupos voltaram a se reunir, dessa vez leram identificaram a temática e finalidade de cada gênero. Discutiram e cada aluno copiou em seu caderno: o título, o gênero, a temática e a finalidade.

No primeiro dia de abril os mesmos grupos produziram textos: literários e não-literários. Cada grupo escolheu um tema e fez paródia,poesia,história em quadrinhos,folder,etc. O tema mais trabalhado foi a dengue. A professora de Ciências estava desenvolvendo umas atividades acerca da doença,causa e prevenção.

Na aula seguinte, as turmas apresentaram seus trabalhos para a classe.
Os textos ainda não foram reescritos.

Textos Literários dos alunos da 6ª B

Amor e Traição

Eu te vi, e tu me viste,
Tu me amaste e ue te amei,
Qual de nós amou primeiro?
Nem tu sabes, nem eu.

Eu vi o meu amor
com outra mulher.
Entrei em depressão,
E me bateu logo uam dor.

Não aguentei muito,
Saí correndo.
Já quase desmaiando;
Eu estou enloquecendo.

Um amor doce e profundo,
Que durou apenas um segundo.
Amor que trouxe muitos sonhos,
mas os sonhos se foram,
E ficou saudades
Saudades no coração.

Ana Moser Barros Novaes


Paródia
Ritmo: Vitor e Leo- Borboletas

Dengue

Sabemos que a dengue
também mata,
Você diz que não tem graça,
Lutar assim.
Foi tudo tão maldito
Ele pegou foi pro infinito,
Ainda acredito,
Que ainda volte aqui.
Agora o dengue volta,
Infecta a minha família,e
Eu também.
Vou mandar pro outro mundo,
Sei que estou acabando,
É com a doença também.
Não sei dizer se o Dengue morreu.
Ou se ainda vai voltar.
Numa noite fria.
O Dengue vem pra sua casa te infectar
Você tem que se cuidar.
Pro dengue não te pegar
Não dixando acumular água
garrafa, vaso, ou pineu.

Aderlândia Delmondes da Cruz




CONSIDERAÇÕES

a finalidade foi mais fácil, mas na hora de expressar por escrito, as ideias não são organizadas. Selecionar textos literários e não literários não foi difícil. A dificuldade foi na identificação da temática.Já isso mostra a deficiência na leitura.Ainda há alunos na turma que apresentam dificuldades para ler e compreeder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário