sábado, 6 de junho de 2009

MEMORIAL DE CLARA MAIARA

Meu nome é Clara Maiara Lopes Carvalho, tenho 26 anos, sou filha de professora e a maioria das mulheres em minha família são professoras também.

A minha vida profissional foi influenciada por minha mãe, nunca tomei isso como uma imposição, mas sim como um melhor caminho para se obter uma profissão estável, até por que na região essa é uma profissão em que há muito campo para o trabalho, então a princípio foi um dos motivos que me levaram a ser professora.

Fiz o curso de magistério no colégio municipal Paulo Vl, fui formando da ultima turma de magistério nesse colégio, tive professores maravilhosos, onde posso destacar a professora Rosália da disciplina de português por quem eu aprendi a admirá-la. Eu poderia ter vários motivos para não escolher essa disciplina para me especializar, nunca fui uma excelente aluna em português sempre estudei para tirar boas notas e não obtinha resultados bons, somente o suficiente para passar de ano, mas com essa professora aprendi que “estuda ou estuda” não havia alternativas para aprender e agradeço-a muito por essa lição.

Passei no vestibular para Letras e a pessoa a quem eu mais queria contar a novidade era a professora Rosália, enfim tive essa oportunidade de dizer: “consegui” vou ser professora como à senhora.
No período inicial da faculdade fiquei deslumbrada com tudo que acontecia, me sentia muito feliz e poderosa, afinal dentre minhas amigas só eu tinha passado no vestibular.

No mesmo ano fui aprovada no concurso para professora do município de Casa Nova, mas só comecei a trabalhar no ano seguinte, aí começou um pouco de minha angústia pela educação.

Quando fazia o magistério, achei que eu dentro do meu círculo poderia fazer algo de bom para a educação, pensava em ser a melhor educadora da região e acabei me deparando com uma realidade bem diferente daquela que imaginava. Percebi que sozinha não poderia fazer nada, pois existem pessoas acima de mim que detêm o controle de tudo e de todos. Essa é a realidade deste município em que trabalho há seis anos. Aos poucos a passos de tartaruga essa realidade vem melhorando começando pela a valorização do professor. Ensino numa creche que acolhe crianças carentes de 02 a 05 anos de idade, realizo esse trabalho no turno da tarde no distrito de Santana do Sobrado.

Antes de ingressar no município de Casa Nova trabalhei por dois anos em escolas particulares de Juazeiro, um dos meus sonhos é voltar a lecionar na cidade onde moro, ainda não tive essa oportunidade.

A minha história no Estado de Pernambuco é recente sou concursada apenas há dois anos, ensino na Escola Est. Prof. º Manoel Xavier Paes Barreto do 6º ao 9º ano do fundamental e a 1º ano do ensino médio as disciplina de Português e Inglês, onde pretendo superar minhas angústias com a educação e me realizar como profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário