segunda-feira, 8 de junho de 2009

1ª OFICINA APLICADA POR PRYCILA


ESCOLA PROFESSOR HUMBERTO SOARES
PROFESSORA: Prycila da Silva Lima

Relatório de atividades-I oficina

Meu trabalho foi desenvolvido na 5ª série A, decidi não centralizá-lo em apenas uma atividade da seção 2, fiz algumas adaptações, arrisquei e o resultado foi o seguinte: Comecei primeiro conversando informalmente com a turma sobre o que eles pensavam a respeito da palavra TRABALHO. Começou então um pequeno debate entre os alunos, cada um queria fazer uma observação sobre o que eles achavam sobre o TRABALHO e o que eles definiam como trabalho e sua importância para a para o desenvolvimento da comunidade a qual cada um pertencia.

Feito isto, formei grupos, levei para os alunos recortes de revistas em um envelope, cada envelope tinha várias gravuras diferentes que mostravam pessoas desenvolvendo algum tipo de atividade e pedi para os alunos identificassem cada atividade desenvolvida pelas pessoas das gravuras, relacionando com as diversas formas de trabalho e a importância de cada atividade mostrada nas gravuras. A princípio planejei estas atividades para duas aulas, mas as crianças sentiram um pouco de dificuldade em identificar algumas atividades mostradas nas figuras e relacioná-las com os tipos de trabalho. Um dos critérios para esta atividade era a apresentação oral de cada grupo, também neste quesito as crianças sentiram dificuldades, mas apesar das dificuldades encontradas todos os grupos apresentaram as gravuras e mostraram para toda a turma o que eles tinham conseguido identificar, falando sobre a importância de cada uma.

Na aula seguinte, comecei retomando a impressões deixadas da última atividade desenvolvida, então levei dicionários para os alunos pesquisarem o significado da palavra TRABALHO. Para esta atividade também separei a sala em grupos, pedindo a eles que fizessem uma relação do significado encontrado no dicionário, com o conceito que eles próprios desenvolveram sobre TRABALHO, fazendo uma discussão entre o grupo. Em seguida coloquei no quadro o seguinte enunciado: TRABALHO É... , então pedi que os alunos definissem TRABALHO com uma só palavra, de acordo com o que eles haviam aprendido nas últimas atividades desenvolvidas em sala de aula. Realizei esta atividade em duas aulas.

Para concluir, solicitei que os alunos produzissem um texto sobre TRABALHO, pedindo que eles utilizassem as palavras que escreveram no quadro. Senti dificuldade em desenvolver esta atividade, pois as crianças resistem a produzir textos, mas como eu havia pedido para que eles registrassem tudo que haviam feito nas últimas aulas, ficou mais fácil para que produzissem o texto. Eles relacionaram as atividades observadas nas gravuras, o significado estudado no dicionário e as palavras escritas no quadro sobre o que eles mesmos fizeram a respeito do TRABALHO. Realizei esta atividade em três aulas.

Bem, gostei muito de realizar estas atividades com meus alunos. Usei as sugestões e reflexões contidas no TP3, do GESTAR, mas fiz algumas adequações, pois levei em conta o nível de aprendizagem dos meus alunos. Gostei bastante do resultado obtido, pois a partir do mesmo irei desenvolver melhor as atividades com as crianças, pois passei a conhecê-las melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário