sábado, 6 de junho de 2009

1ª OFICINA APLICADA POR ANTONIA

ESCOLA PROFESSOR MANOEL XAVIER PAES BARRETO
PROFESSORA: ANTONIA Mª REIS DE MACEDO MENEZES



RELATÓRIO DA 1ª ATIVIDADE REALIZADA EM SALA


A atividade escolhida é a que está na Unidade 9, Seção 2, Avançando na prática, do TP 3, que fala sobre o tema Trabalho, para aplicar na 7ª série “B” do turno vespertino.

Inicialmente organizei a sala em grupos pares, cada grupo escolheu um porta-voz e um representante para ir ao quadro. Na medida em que eu dizia "Trabalho é...", cada grupo, depois de discutir entre si, formulava sua definição de trabalho, e logo em seguida o porta-voz fazia a leitura da definição criada por eles. Na sequência os representantes de cada grupo escreviam no quadro cada conceito produzido.

Houve uma competição bem interessante, uma vez que, o grupo que produzia e fazia a leitura, em primeiro lugar, da sua definição marcava ponto. Aproveitei o ensejo para mostrar-lhes a importância de sabermos competir saudavelmente, pois na nossa vida, vivemos em competição constante.

No final, fizemos as leituras das definições que estavam no quadro como: “Trabalho é um direito de todo cidadão”; “Trabalho é uma forma de desenvolvimento humano e sustentável a todos os homens; “Trabalho é uma fonte de vida para o cidadão”; Trabalho é uma forma de sustentabilidade para a familia”. Conversamos sobre a importancia do trabalho na vida das pessoas, as consequencias que a falta dele traz para as nossas vidas, logo após, os alunos produziram textos nos mesmos grupos sobre o tema proposto.

Achei muito interessante, pois houve participação de todos os alunos, e também, porque pudemos fazer uma reflexão sobre a necessidade de todos se prepararem, dedicando-se aos estudos, para que no futuro possam se incluir no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário