sábado, 6 de junho de 2009

1ª OFICINA APLICADA POR CLARA MAIARA

RELATORIO (l Oficina do Gestar ll / TP3)

No dia 17 de março de 2009, foi realizada na turma do 9º ano do ensino fundamental ll, na Escola Est. Professor Manoel Xavier Paes Barreto, a atividade do avançando na prática referente a seção 02 da unidade 09 com o tema trabalho e com o objetivo de trabalhar o conhecimento intuitivo do aluno sobre o tema.
Diante da turma a professora propôs que a mesma fosse dividida em grupos com números pares, em seguida escolhessem um representante e um aluno para ir ao quadro. Nessa fase foi observado que os alunos tiveram um pouco de dificuldade para formar grupos de números pares. Superado esse pequeno empecilho, foi dada continuidade a atividade.

A cada comando de voz do professor: “Trabalho a definição é...” O grupo de alunos discutia a definição para a palavra trabalho e passava essa informação para o representante do grupo e imediatamente transmitia a informação para o aluno que escrevia a definição no quadro. Toda essa dinâmica do comando de voz até a escrita da definição no quadro era contado 1 minuto. Saiu vencedor o grupo que conseguiu escrever mais definições completas. E na ocasião três grupos empataram. E ao final todos os grupos produziram um texto sobre o tema trabalho.

Com a realização dessa atividade os alunos tiveram a oportunidade de criar em grupo, respeitar a opinião dos demais colegas, trabalhar em conjunto e usar a criatividade para que as respostas não se repetissem.
As definições foram várias tais como: “trabalho é o esforço do homem.” “É o meio que o homem tem para sobreviver.” “É uma forma de ganhar dinheiro para comprar o necessário para sobreviver.” “É uma forma de sobrevivência.”

Concluída a atividade com a produção de textos, percebeu-se que os alunos realizaram as produções com mais facilidade e com mais riqueza de vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário