quarta-feira, 10 de junho de 2009

2ª OFICINA APLICADA POR ANTONIA





ADOOOOOOOOOOOOOOOORO ESSE PESSOAL !!
ESTAS FOTOS SÃO DA MINHA TURMA DURANTE O TRABALHO DESENVOLVIDO CONFORME DESCRITO A SEGUIR. VALE SALIENTAR QUE FOI UM DIA EM QUE SENTI, MAIS FORTEMENTE, A IMPORTÂNCIA DO GESTAR NA MINHA VIDA E NA APRENDIZAGEM DOS MEUS ALUNOS. O PROGRAMA NOS TORNA MELHORES E MAIS CAPAZES.

GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
ESCOLA PROFESSOR MANOEL XAVIER PAES BARRETO



• Professora: Antonia Mª Reis de Macedo Menezes
ROTEIRO DE ATIVIDADE DA SEÇÃO 01 UNIDADE 13– TP 4:
O LETRAMENTO

Foram utilizadas quatro aulas para desenvolver as atividades programadas, as mesmas eram referentes ao letramento, com o objetivo de refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do nosso cotidiano.
Inicialmente a sala se dividiu em quatro grupos, os mesmos se formaram de maneira espontânea.

No primeiro momento foi solicitado que cada grupo observasse o ambiente letrado, onde cada grupo iria escolher informações sobre cada local a ele designado: mensagens de caminhões, em outdoors, bares, ruas. Onde na sequência fariam cartazes usando esses achados.

No segundo momento, eles organizaram as mensagens encontradas, podemos citar como exemplos:
 Bares:
- Bebo pra ficar mal porque se fosse pra ficar bem tomava remédio;
- Não beba para esquecer a conta;
- Fiado só depois de100 anos acompanhado do tataravô.
- Schol desce redondo;
- Quem vende fiado perde o freguês e a mercadoria...

 Caminhões:
- Marido de mulher feia tem ódio de domingo a domingo;
- Mulher de amigo meu é igual à mulher feia;
- Mulher toda boa só a brasileira;
- Mulher feia é igual à ventania, quebra galho...

 Outdoors:
- Unimed sua saúde em boas mãos;
- Bad boy a marca do Brasil;
- Frevo o melhor refrigerante de Pernambuco;
- São João no Pernalonga a festa do ano...

 Ruas:
- Orgulho de ser nordestino;
- O Senhor é o meu pastor e nada me faltará;
- Silêncio! Bebê a bordo;
- A fé move montanhas....

No terceiro momento eles trouxeram o material para montar os cartazes: papel madeira, cartolina, hidrocor, lápis de cor, etc. E então produziram os mesmos, aconteceu a participação ativa de todos os componentes dos grupos.

No quarto momento os alunos fizeram a apresentação dos cartazes produzidos, socializando com os colegas as experiências e o que aprenderam com essa observação sobre o uso e a função da escrita nas práticas do nosso dia-a-dia.

Ao final houve a sistematização do conhecimento observado e discutido e uma apreciação dos cartazes que ficaram expostos em sala.
O resultado foi belíssimo, trabalhos bem organizados, criativos, os alunos realmente pesquisaram, se envolveram na atividade, e nós como educadores ficamos, felizes, satisfeitos com os resultados, uma vez que temos a oportunidade de descobrir talentos em sala de aula, como exemplos, alunos que desenham brilhantemente, é realmente gratificante.

terça-feira, 9 de junho de 2009

MEMORIAL DE FÁBIO

EU E MEU FILHO: QUINTA PAIXAO

Pernambucano de Petrolina. Nasci em 14 de agosto de 1972. Vivi nesta cidade até os doze anos quando fui morar com minha família na cidade baiana de Juazeiro. Foi na Bahia que minha identidade como pessoa começou a se formar. Desde cedo, senti-me obrigado a ajudar minha família trabalhando como vendedor ambulante. Meus pais sempre me incentivaram a estudar , apesar de não terem sequer concluído o Ensino Fundamental .

Meu primeiro contato com a leitura se deu de forma muito inesperada. Vendo meu irmão mais velho sempre lendo gibis, senti-me meio que impelido a também ler. Não consegui mais parar. Toda oportunidade que tinha estava sempre lendo. Este foi o primeiro passo para a paixão.

Quando cheguei à quinta série, entrei em contato com uma língua “esquisita” chamada Inglês. A principio achei engraçada. Depois, quis aprendê-la, entretanto, por ser muito pobre e minha família não ter como custear um desejo tão caro, meu pai comprou uma coleção “Curso Áudio- Prático de Inglês sem Professor”, de Antônio da Silva Duarte para possibilitar a realização de tal desejo. Empenhei-me bastante até atingir um nível de conhecimento médio nesta língua.Esta foi a segunda paixão.

No Ensino Médio mantive contato com a literatura. Li muitos romances mas elegi os de Machado de Assis como prediletos. Machado era um amigo desconhecido que sempre esclarecia minhas dúvidas sobre o romance e falava de outros autores como Shakespeare. Esta foi a terceira paixão.

Com o término do Ensino Médio e por não achar emprego na região, fui morar em Brasília. Porém, a saudade, proporcionada pela distância, foi muito forte e não fiquei por muito tempo no Planalto Central. Mas, estar em Brasília me pôs em contato com uma multiplicidade de culturas que muito contribuiu para o conhecimento do meu país.

Voltando a região decidi fazer Letras. O gosto pela literatura e o conhecimento de línguas foi determinante nesta escolha. Fiz várias substituições como professor de português e inglês antes de começar a trabalhar como efetivo em escolas particulares. Edson Ribeiro, Colégio Objetivo, Anglo e Sagres foram algumas destas escolas.

Hoje, trabalho como professor de Português na escola Wilma W. Cunha C. Amorim, N-5.
A vontade de estar sempre aprendendo foi sempre algo presente em minha vida. Surgiu, então, o Gestar II. Este Programa parecia ser apenas mais um dentre tantos outros. Felizmente não foi. Percebo claramente a presença de fundamentação teórica e a prática associadas, no Gestar. Suas propostas se coadunam perfeitamente com aquilo que deve ser o ensino em sala de aula. Sinto-me muito contente por ter a oportunidade de estar participando deste programa. Esta é a quarta paixão.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

2ª OFICINA APLICADA POR MARTHA VASCONCELOS

Após a 2º oficina do GESTAR II, decidi que trabalharia com meus alunos da 8º série, a Seção 3 da Unidade 12, que trata da intertextualidade entre gêneros textuais. Iniciei abordando o tema e o que os alunos pensavam sobre o que seria a intertextualidade entre gêneros textuais. A resposta foi negativa, pois eles mal sabiam o que eram gêneros textuais, então precisei expor o assunto.Trouxe texto de diversos gêneros, ao mesmo tempo que pedi que os alunos também trouxessem. Na sala de aula fomos analisando todos os textos e classificando-os. Foi gratificante ver que eles conseguiram identificar.

Na outra aula voltei ao tema proposto e aí ficou mais fácil deles desenvolverem os trabalhos.
Por fim, realizei com eles o avançando na prática pág 172, onde uma das questões pedia que produzissem uma receita sobre um amigo, um mundo melhor, a escola dos sonhos e/ou o namorado ideal.

Em grupos, escolheu-se dois dos quatro títulos, para produzirem a receita.
Depois cada grupo leu a sua e os outros foram acrescentando outros ingredientes.
Em outro momento, foi realizada a atividade 8 da pág 165, que ilustrava um anúncio publicitário de uma camionete com os seguintes dizeres: “ Do pó vieste e ao pó voltarás.” Principalmente se fores concorrente da S10.
Os alunos responderam as questões propostas n atividade e discutimos o significado da passagem bíblica usada no anúncio e o que quer dizer essa frase na bíblia e o que quer dizer no anúncio. Os alunos aprenderam a mesclar textos.

A aula foi ótima, porque percebi que 10 alunos não conheciam esta frase e neste momento dois alunos evangélicos deram uma aula do verdadeiro significado desta expressão na bíblia.
Para mim foi satisfatório tudo que aconteceu neste dia e conclui minha aula com orgulho dos meus alunos.

1ª OFICINA APLICADA POR PRYCILA


ESCOLA PROFESSOR HUMBERTO SOARES
PROFESSORA: Prycila da Silva Lima

Relatório de atividades-I oficina

Meu trabalho foi desenvolvido na 5ª série A, decidi não centralizá-lo em apenas uma atividade da seção 2, fiz algumas adaptações, arrisquei e o resultado foi o seguinte: Comecei primeiro conversando informalmente com a turma sobre o que eles pensavam a respeito da palavra TRABALHO. Começou então um pequeno debate entre os alunos, cada um queria fazer uma observação sobre o que eles achavam sobre o TRABALHO e o que eles definiam como trabalho e sua importância para a para o desenvolvimento da comunidade a qual cada um pertencia.

Feito isto, formei grupos, levei para os alunos recortes de revistas em um envelope, cada envelope tinha várias gravuras diferentes que mostravam pessoas desenvolvendo algum tipo de atividade e pedi para os alunos identificassem cada atividade desenvolvida pelas pessoas das gravuras, relacionando com as diversas formas de trabalho e a importância de cada atividade mostrada nas gravuras. A princípio planejei estas atividades para duas aulas, mas as crianças sentiram um pouco de dificuldade em identificar algumas atividades mostradas nas figuras e relacioná-las com os tipos de trabalho. Um dos critérios para esta atividade era a apresentação oral de cada grupo, também neste quesito as crianças sentiram dificuldades, mas apesar das dificuldades encontradas todos os grupos apresentaram as gravuras e mostraram para toda a turma o que eles tinham conseguido identificar, falando sobre a importância de cada uma.

Na aula seguinte, comecei retomando a impressões deixadas da última atividade desenvolvida, então levei dicionários para os alunos pesquisarem o significado da palavra TRABALHO. Para esta atividade também separei a sala em grupos, pedindo a eles que fizessem uma relação do significado encontrado no dicionário, com o conceito que eles próprios desenvolveram sobre TRABALHO, fazendo uma discussão entre o grupo. Em seguida coloquei no quadro o seguinte enunciado: TRABALHO É... , então pedi que os alunos definissem TRABALHO com uma só palavra, de acordo com o que eles haviam aprendido nas últimas atividades desenvolvidas em sala de aula. Realizei esta atividade em duas aulas.

Para concluir, solicitei que os alunos produzissem um texto sobre TRABALHO, pedindo que eles utilizassem as palavras que escreveram no quadro. Senti dificuldade em desenvolver esta atividade, pois as crianças resistem a produzir textos, mas como eu havia pedido para que eles registrassem tudo que haviam feito nas últimas aulas, ficou mais fácil para que produzissem o texto. Eles relacionaram as atividades observadas nas gravuras, o significado estudado no dicionário e as palavras escritas no quadro sobre o que eles mesmos fizeram a respeito do TRABALHO. Realizei esta atividade em três aulas.

Bem, gostei muito de realizar estas atividades com meus alunos. Usei as sugestões e reflexões contidas no TP3, do GESTAR, mas fiz algumas adequações, pois levei em conta o nível de aprendizagem dos meus alunos. Gostei bastante do resultado obtido, pois a partir do mesmo irei desenvolver melhor as atividades com as crianças, pois passei a conhecê-las melhor.