sábado, 6 de junho de 2009

MEMORIAL DE PRYCILA

Sou Prycila da Silva Lima, professora há oito anos. Confesso que essa não era minha opção quando adolescente. Sempre fui uma aluna aplicada. Terminei o Ensino Médio aos 16 anos, na Escola Jacob Antônio de Oliveira, na cidade de Orocó-PE, minha cidade natal.

Sempre fui uma jovem dedicada aos estudos e sempre sonhei em cursar uma faculdade de jornalismo, mas meus pais não tinham condições financeiras de manter os meus estudos fora da minha cidade. Sendo assim, como eu não queria parar de estudar, pois acreditava que estudando iria poder melhorar de vida, resolvi fazer formação de professores aqui em Petrolina. No primeiro vestibular que fiz não consegui êxito, sofri com a reprovação. Não desisti e no segundo vestibular passei na FFPP para o curso de Letras em 6º lugar. Escolhi o curso de Letras porque achava o mais parecido com o curso de Jornalismo, pois envolvia o mundo da leitura e escrita.

Passei quatro anos na faculdade, foram anos difíceis, pois morava em Orocó e para estudar tinha que vir para Petrolina de carona todos os dias. Fiquei dois anos da minha vida, arriscando-me para consegui meu objetivo: estudar. Até que consegui um emprego aqui em Petrolina. Então passei a estudar a noite, para trabalhar durante o dia.

Apesar das dificuldades consegui terminar minha faculdade e passei no meu primeiro concurso, na cidade de Orocó. Comecei então, outra batalha, já estava casada e meu esposo trabalhava aqui em Petrolina. Passei a ir e voltar de Orocó toda semana e assim tive meus dois filhos.

Depois de cinco anos como professora, surgiu uma oportunidade para eu assumir a direção da escola onde trabalhava, aceitei o desafio. Foi difícil, pois eu estava experimentado o outro lado da moeda, lidar com os próprios colegas de profissão foi muito complicada, mas posso garantir que aprendi muito também.

Ainda estava na gestão da escola, quando fiz o concurso do Estado de Pernambuco e, graças a Deus, fui selecionada e convocada. Comecei a trabalhar na Escola Jacob Antônio de Oliveira, a minha escola do coração, pois foi lá que aprendi conceitos e valores que carrego até hoje. Dei a Escola Jacob o melhor de mim como aluna e apesar do pouco tempo que trabalhei como professora, procurei também deixar lá o que tenho de melhor.

Finalmente este ano consegui minha remoção para Petrolina e estou desde o início na Escola Professor Humberto Soares. Tenho pouco tempo de sala de aula, mas já conheço muito a realidade da educação em nosso país e apesar de não ter escolhido a minha profissão por vocação, procuro sempre fazer o melhor para ajudar a melhorar os meus alunos a conquistar os seus objetivos, mostrando-lhes que só através da educação é possível se tornarem realizados pessoal e profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário