sábado, 22 de agosto de 2009

OFICINA APLICADA POR FÁBIO

GÊNEROS TEXTUAIS E SEQUENCIAS TIPOLÓGICAS: GRATA SURPRESA

A partir das idéias e reflexões propostas no TP 3 sobre gêneros e tipos textuais, é possível compreender que as palavras e estruturas sintáticas se organizam de maneira estruturada para construir textos dos diversos gêneros e que a esse mecanismo chamamos sequências tipológicas.


Assim, com o objetivo de levar meus alunos a fazer a distinção entre tipo e gênero textual e, ainda, utilizar estratégias textuais adequadas para produzir variados gêneros, propus as seguintes atividades à minha turma de 7ª série:

No primeiro momento, e com o objetivo de possibilitar ao aluno inferir, pelos significados das palavras, o que são tipos textuais e sua classificação, a atividade proposta na aula 1 da unidade 11 do AAA3 (com algumas adaptações) foi aplicada. Cada dupla de alunos recebeu o seguinte exercício:
______________________________________________________________________________________
FAMÍLIA DE UMA PALAVRA É PARECIDA COM A NOSSA FAMÍLIA. SÃO DA MESMA FAMÍLIA PALAVRAS QUE TÊM A MESMA ORIGEM, CUJO SIGNIFICADO TEM RELAÇÃO.
OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO e responda ao que se pede em seguida:
NARRAÇÃO - DESCRIÇÃO - DISSERTAÇÃO - INJUNÇÃO - PREDIÇÃO
A) Qual ou quais dessas palavras vocês não conhecem? Qual ou quais vocês nunca usaram?
B) Mesmo sem conhecer algumas delas, procurem indicar ou inventar, para cada uma delas, uma família. Preencham o quadro a seguir com os “membros” dessa família, ou seja, escrevam palavras que se relacionem às primeiras de alguma maneira.

Verbo
Substantivo
Adjetivo
Advérbio

Narração

Descrição

Dissertação

Predição

Injunção


(Vale salientar que, para que os alunos pudessem preencher corretamente as colunas, fiz uma rápida revisão sobre as classes de palavras.)
C) Agora, vão ao dicionário e vejam não só o significado das palavras, mas os membros da família que lá estão apresentados. Nesse momento eles puderam perceber que em alguns dicionários não era comum a palavra injunção. Assim, pedi a um dos alunos que lesse o significado constante em determinado dicionário e esclareci as dúvidas remanescentes.
D) Pois bem, depois desses estudos dos verbetes, vamos ao nosso assunto específico: os tipos de textos de que são formados os gêneros textuais. Agora, de acordo com o que vocês já sabem e os significados informados pelo dicionário, classifiquem as passagens abaixo em narrativas, descritivas, dissertativas, injuntivas e preditivas.
1. O serviço de meteorologia informa: nos próximos dias, tempo chuvoso e calor em quase toda a região sul.
2. A menina aparentava dez anos e tinha os olhos assustados.
3. As cartas mostram a chegada de um moço alto, louro, num carro moderno.
4. Serafim saiu subitamente do quaro, atravessou o corredor e declarou já na sala: - não aceito a proposta.
5. O elefante é o bicho de mais sorte que conheço. Já nasceu com canudinho de tomas refresco., o elefante não é caminhão, mas de vez em quando dão uma trombada.
6. Não deixem de ver a última aventura do 007.
7. Noite de festa. Todo mundo alegre e vestido a rigor.
8. Essa solução é impossível, uma vez que todos há se posicionaram contra ela.
9. Há duas passagens preditivas, na atividade anterior. Vocês vêem diferenças entre elas?
Durante a realização do exercício, os alunos tiveram uma certa dificuldade na distinção entre as sequencias tipológicas, pois são conceitos relativamente novos e pouco usados por eles. Em seguida, com a sala em círculo, todos escreveram sobre suas dificuldades e avanços de maneira resumida.
Em outro momento, apliquei a atividade sugerida na aula 8 da unidade 11 do AAA 3, cujo objetivo é auxiliar os alunos no reconhecimento de sequências tipológicas existentes no texto.
Durante o trabalho, os alunos tiveram poucas dificuldades na identificação dos tipos. Na discussão que se seguiu cada dupla expôs sua conclusão sobre os tipos presentes no conto lido.
Para concluir o trabalho, propus que cada dupla escolhesse um texto com imagem ou somente a imagem com o objetivo de produzir um texto no qual estivesse presente as diversas sequências tipológicas( dando preferência a uma delas), seguindo o que está proposto no avançando na prática da pagina 124 do TP 3.
As produções foram excelentes. Os alunos conseguiram realizá-las superando minhas expectativas iniciais. Suas dificuldades foram superadas e os objetivos alcançados.
Observem algumas delas:


Aqui, a partir de uma propaganda, os alunos produziram um texto no qual predominou a narração. Eles contaram como foi o lançamento de um carro na cidade.






No texto "Encontro de motoqueiros" predominou a descrição. Os alunos partiram de uma imagem bem sugestiva e de um evento ocorrido na cidade há pouco tempo.

















"Protesto no trânsito" foi o texto em que os alunos evidenciaram que sabem reconhecer momentos em que as pessoas estao defendendo opiniões e fazendo valer seus direitos.










Ao descrever o homem da imagem como sendo Seu João, os alunos defenderam a tese de que uma pessoa com as características evidenciadas na imagem só pode ser um trabalhador honesto, forte e lutador.