quarta-feira, 3 de junho de 2009

OFICINA APLICADA POR EVA COELHO

Relato de experiência


O avançando na prática do dia 16-04-09, foi realizado na sala de aula da 5ª séria A e B com produção de texto baseado em outro texto.
A fonte que utilizei na sala foi um texto visual, “texto dos operários”.
A atividade solicitada foi à seguinte:
Mostrei a imagem de um texto visual (Os operários) aos alunos e solicitei que eles analisassem a foto e comentassem o que eles tinham entendido.
Após os comentários pedi que produzissem um pequeno texto descrevendo a foto, todos os detalhes da imagem.
Depois que elaboraram a descrição, solicitei que fizessem uma narração como se a fato estivesse ocorrendo naquele momento.
Após o término da narração pedi novamente aos alunos que elaborassem um resumo comparando os dois textos, o descritivo e o narrativo, e dessem opiniões sobre as diferenças e as semelhanças entre os textos.
Objetivo: O objetivo era que os alunos percebessem a diferença entre as tipologias textuais, ou seja, dentro de um gênero visual, eles produziram as tipologias textuais: descritiva, narrativa e opinativa.
Resultado Esperado: O resultado esperado foi satisfatório, os alunos realmente entenderam o que tinha sido solicitado. A princípio alguns acharam que era difícil e complicado, mas depois de algumas explicações entenderam e conseguiram produzir os textos na seqüência em que foi solicitado. Assim o resultado dessa atividade foi surpreendente.
Veja alguns anexos!

Petrolina-PE:
Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF)
Prof. Eva Coelho Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário