sábado, 25 de abril de 2009

Memorial - Lúcia Maria Ribeiro

DOC 01
Memorial
Abril, 2009.



1.0 DADOS PESSOAIS.
Nome: Lúcia Maria Ribeiro
Sexo: Feminino
Filiação: Marcelina Maria Ribeiro e Plínio José Ribeiro
Nascimento: 15.04.1954
Estado Civil: Divorciada
Filhos: Kelly Cristine, Troy Steve, Márjorie Aniella e Igor Yuri
RG: 1.477.864.52 SSP-BA
CPF: 093.822.084-53
Carteira de Trabalho: 53.620/ 282 PE.
Título de Eleitor: 070.373.510.558 Zona 83 Seção 399 - Petrolina (PE)

2.0 FORMAÇÃO ESCOLAR

2.1 – Ensino Médio
1972 – 1974 >Curso Científico – Escola Estadual de Petrolina. Neste mesmo ano fiz vestibular para a Licenciatura de Letras/Inglês, sendo aprovada em 8º. Lugar, mas não pude freqüentar porque naquela época a FFPP era uma autarquia e a mensalidade custava um salário mínimo e como eu custeava meus estudos e também ajudava nas despesas de casa, tornou-se inviável.

Para não ficar parada, fui fazer outro curso de segundo grau, agora profissionalizante. (Secretariado) o qual abandonei no último ano para me casar. Porém esta formação profissional não foi em vão, pois graças a ela fui aprovada em 1976 no concurso do Banco Estadual da Bahia S/A permanecendo nesta instituição por 15 anos, exercendo as funções de Auxiliar Administrativo, Caixa e Ge Administrativa.

Mas chegou era Collor de Mello e as privatizações e para enxugar o quadro de funcionários, foi efetuada uma enorme redução do quadro, e como não tinha nem amigos nem parentes influentes fui das primeiras a ser demitida. Pensei em retomar os estudos, mas novamente tive que desistir dos mesmos para acompanhar o então esposo que também era bancário e ocupava cargos administrativos e só permanecia na mesma cidade por um período de 03 anos e nas cidades em que moramos não tinha curso Superior.

Então em 1998, fomos transferidos para Janaúba, no norte de Minas Gerais, e ali fiz o curso de magistério nível médio, me envolvendo completamente no universo escola/aluno, percebendo enfim, que esta seria a atividade profissional em que me realizaria, apesar dos baixos salários e falta de condições para desenvolver um bom trabalho. Após terminar o curso de Magistério, acabou também meu casamento e retornei a Petrolina em 2000.
Como já estava com 45 anos, achei que criando uma microempresa arranjaria os meios econômicos para a sobrevivência. Reuni todas as minhas economias e fundei a microempresa, que faliu em 03 anos. A razão maior da falência foram minhas ideologias sociais, sempre colocadas em primeiro lugar e o capitalismo não perdoa quem não joga de acordo com suas regras. Toda esta história foi para contar o que fiz neste período de final de ensino Médio e início do ensino Superior e finalmente em 2004 fui aprovada mais uma vez no vestibular, Curso de Letras/Português.


2.2 – FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

2005 – 2009 > Licenciatura, habilitação Letras/Português – UPE – Campus IV Petrolina.

Comecei este curso e estou cursando, pois termino no final de junho/2009, com o maior afinco e responsabilidade.

No ano de 2007, fui convidada para dar aulas em um curso profissionalizante nos finais de semana. Como os conteúdos ministrados eram administrativos, não tive a menor dificuldade, uma vez que já os conhecia do meu tempo de bancária e ao mesmo tempo esta experiência me permitiu adquirir domínio de sala, o que foi muito importante na etapa seguinte.

Em 2008 - Entrei como estagiária da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e fui lotada na escola EMAAF assumindo de abril a dezembro duas 7ª. E uma 8ª. do ensino fundamental e, apesar das dificuldades, acho que me sai bem, tanto que neste ano permaneci na mesma escola onde vou ficar até o final do meu contrato que termina em 30.06.2009.

Fui aprovada neste último concurso público da Secretaria de Educação de Pernambuco para o cargo de professor de Língua Portuguesa em trigésimo oitavo lugar e espero ser chamada.

Sei que tenho muito para colaborar na educação dos jovens, pois tenho uma certa cumplicidade com eles o que facilita bastante o nosso trabalho.

3.0 TRABALHOS PUBLICADOS

Segunda Mostra de Estudos Acadêmicos – MEA
Curso LETRAS da FFPP/ UPE
Dias 12 a 13 de dezembro 2005

Caderno de resumos. – O desempenho Cognitivo e a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da escola São Domingo Sávio – Projeto Contação de Histórias para formação do leitor.

4.0 SERVIÇO VOLUNTÁRIO

No ano de 2005 prestamos serviço voluntário na instituição PETRAPE, dando reforço escolar para os internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário