DOC 01
Memorial
Abril, 2009.
1.0 DADOS PESSOAIS.
Nome: Lúcia Maria Ribeiro
Sexo: Feminino
Filiação: Marcelina Maria Ribeiro e Plínio José Ribeiro
Nascimento: 15.04.1954
Estado Civil: Divorciada
Filhos: Kelly Cristine, Troy Steve, Márjorie Aniella e Igor Yuri
RG: 1.477.864.52 SSP-BA
CPF: 093.822.084-53
Carteira de Trabalho: 53.620/ 282 PE.
Título de Eleitor: 070.373.510.558 Zona 83 Seção 399 - Petrolina (PE)
2.0 FORMAÇÃO ESCOLAR
2.1 – Ensino Médio
1972 – 1974 >Curso Científico – Escola Estadual de Petrolina. Neste mesmo ano fiz vestibular para a Licenciatura de Letras/Inglês, sendo aprovada em 8º. Lugar, mas não pude freqüentar porque naquela época a FFPP era uma autarquia e a mensalidade custava um salário mínimo e como eu custeava meus estudos e também ajudava nas despesas de casa, tornou-se inviável.
Para não ficar parada, fui fazer outro curso de segundo grau, agora profissionalizante. (Secretariado) o qual abandonei no último ano para me casar. Porém esta formação profissional não foi em vão, pois graças a ela fui aprovada em 1976 no concurso do Banco Estadual da Bahia S/A permanecendo nesta instituição por 15 anos, exercendo as funções de Auxiliar Administrativo, Caixa e Ge Administrativa.
Mas chegou era Collor de Mello e as privatizações e para enxugar o quadro de funcionários, foi efetuada uma enorme redução do quadro, e como não tinha nem amigos nem parentes influentes fui das primeiras a ser demitida. Pensei em retomar os estudos, mas novamente tive que desistir dos mesmos para acompanhar o então esposo que também era bancário e ocupava cargos administrativos e só permanecia na mesma cidade por um período de 03 anos e nas cidades em que moramos não tinha curso Superior.
Então em 1998, fomos transferidos para Janaúba, no norte de Minas Gerais, e ali fiz o curso de magistério nível médio, me envolvendo completamente no universo escola/aluno, percebendo enfim, que esta seria a atividade profissional em que me realizaria, apesar dos baixos salários e falta de condições para desenvolver um bom trabalho. Após terminar o curso de Magistério, acabou também meu casamento e retornei a Petrolina em 2000.
Como já estava com 45 anos, achei que criando uma microempresa arranjaria os meios econômicos para a sobrevivência. Reuni todas as minhas economias e fundei a microempresa, que faliu em 03 anos. A razão maior da falência foram minhas ideologias sociais, sempre colocadas em primeiro lugar e o capitalismo não perdoa quem não joga de acordo com suas regras. Toda esta história foi para contar o que fiz neste período de final de ensino Médio e início do ensino Superior e finalmente em 2004 fui aprovada mais uma vez no vestibular, Curso de Letras/Português.
2.2 – FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
2005 – 2009 > Licenciatura, habilitação Letras/Português – UPE – Campus IV Petrolina.
Comecei este curso e estou cursando, pois termino no final de junho/2009, com o maior afinco e responsabilidade.
No ano de 2007, fui convidada para dar aulas em um curso profissionalizante nos finais de semana. Como os conteúdos ministrados eram administrativos, não tive a menor dificuldade, uma vez que já os conhecia do meu tempo de bancária e ao mesmo tempo esta experiência me permitiu adquirir domínio de sala, o que foi muito importante na etapa seguinte.
Em 2008 - Entrei como estagiária da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e fui lotada na escola EMAAF assumindo de abril a dezembro duas 7ª. E uma 8ª. do ensino fundamental e, apesar das dificuldades, acho que me sai bem, tanto que neste ano permaneci na mesma escola onde vou ficar até o final do meu contrato que termina em 30.06.2009.
Fui aprovada neste último concurso público da Secretaria de Educação de Pernambuco para o cargo de professor de Língua Portuguesa em trigésimo oitavo lugar e espero ser chamada.
Sei que tenho muito para colaborar na educação dos jovens, pois tenho uma certa cumplicidade com eles o que facilita bastante o nosso trabalho.
3.0 TRABALHOS PUBLICADOS
Segunda Mostra de Estudos Acadêmicos – MEA
Curso LETRAS da FFPP/ UPE
Dias 12 a 13 de dezembro 2005
Caderno de resumos. – O desempenho Cognitivo e a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da escola São Domingo Sávio – Projeto Contação de Histórias para formação do leitor.
4.0 SERVIÇO VOLUNTÁRIO
No ano de 2005 prestamos serviço voluntário na instituição PETRAPE, dando reforço escolar para os internos.
sábado, 25 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário