quarta-feira, 22 de abril de 2009

MEMORIAL - Nazarete Mariano

MEMORIAL
Cursista: Nazarete Andrade Mariano

Eu, Nazarete Andrade Mariano, abordarei um pouco da minha vida acadêmica para que as pessoas vejam a minha trajetória até chegar a função de professora de Língua Portuguesa.
Fui uma aluna de escola pública, com orgulho, estudei o 1º grau na Escola Estadual Adelina Almeida, após concluí-lo, iniciei o curso técnico de química na escola técnica, atual CEFEP, fiquei até o sexto período, mas me identifiquei com o curso e acabei desistindo, ao sair da escola técnica resolvi fazer outro curso técnico, em contabilidade no Colégio Estadual Otacilio Nunes de Souza, quando estava no segundo ano ingressei em estagio na área contábil por um período de três meses, acabei sendo contratado e fiquei nessa empresa por 8 anos, lá adquirir muitas experiências na área contábil, financeiro e de exportação, até tudo bem, não tinha a pretensão de ser professora, até porque estava totalmente envolvida pelos setores coorporativos e burocráticos.
Resolvi, durante esse período, iniciar uma faculdade, então fiz vestibular para Ciências Contábeis e Letras na UPE, acabei optando por Letras, primeiro pelo valor da mensalidade e segundo Letras era no horário da noite, mas foi uma decisão difícil de tomar, queria fazer os dois pois, de um lado eu tinha o gosto pela leitura e gostava de escrever, por outro estava totalmente envolvida com os trabalhos relacionados ao setor contábil. Então deixei de lado o curso de contabilidade e seguir os estudos na área de Letras.
E assim, fui cursando minha faculdade, trabalhando no financeiro- contábil durante o dia e estudando Letras Português- Inglês à noite, nesse ínterim iniciei um curso de inglês na Cultura Inglesa para aprimorar meus estudos em inglês e talvez seguir com os trabalhos na área de exportação que exigia, em algumas situações, a fluência do Inglês.

Fiz os estágios solicitados pela faculdade, mas não estava envolvida com a sala de aula, às vezes ministrava aulas de cursinho pré-vestibular, mas nos finais de semanas, porém às vezes sentia-me angustiada, gostava do curso mas, também gostava do que fazia, e assim ia levando os dois, com tempo a empresa começou a cobrar um faculdade na área de contabilidade, pois alegavam que eu tinha um perfil para seguir aquela área, então no último estagio da faculdade resolvi pedir demissão do emprego e tentar ir para sala de aula, concluir o estágio e novas propostas de trabalhos em cursinhos surgiam, mas não dava para pagar minhas despesas.
Em 2004 conclui o curso de letras, mesmo ano que pedir demissão, no final do referido ano iniciei minha Pós – Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas, nessa época eu estava envolvida pela minha profissão de formação acadêmica, mas também prestava serviço para as empresas agrícolas.
De 2005 em diante comecei a trabalhar nas escolas particulares e em outro horário prestava serviço em empresa agrícola e assim fui desenvolvendo minhas habilidades na docência. No mesmo ano fiz os dois concursos para professores, estado da Bahia e Pernambuco, passei nos dois mas, como ainda não tinha concluído a pós minha colocação ficou bastante aquém do esperado.
Em 2006 recebi um convite para ministrar aula em um curso de Pedagogia, nos finais de semanas no qual ministro aulas até o presente momento. Em 2007 saiu o edital para assumir o concurso de educação da Bahia, com isso abandonei totalmente os trabalhos na área contábil – financeira e assumi a sala de aula de uma vez por todas.
Somente em fevereiro de 2008 que assumi as aulas do estado de Pernambuco no qual estou locada na Escola Poeta Raulino Sampaio, trabalhar nessa escola ao mesmo tempo em que é um desafio é também um prazer, pois a carência do alunado faz com que o professor se dedique cada vez mais e conseqüentemente cria-se laços afetivos.
Sei que tenho muito a seguir no caminho das letras, mas quando se dedica em uma profissão, com seriedade, compromisso e prazer tudo fica mais fácil, não importa se tenha 2 ou 20 anos de docência o que realmente importa é o compromisso e a vontade de fazer o melhor, assim conquistaremos nossos objetivos.
Tenho a pretensão para 2010 iniciar meu mestrado área de Linguística pois acredito que é com estudo que poderemos influenciar nos resultados da nossa sociedade. Mesmo com tantas dificuldades que existe nessa profissão é preciso buscar sempre e acreditar que o amanhã será sempre melhor, profissão essa que me escolheu e me conquistou de tal forma que não tenho a intenção de mudar de área mais uma vez, quero sim continuar me dedicando e estudando na busca de novas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário