sábado, 25 de abril de 2009

Relatório da Primeira Oficina do Gestar II

RELATÓRIO DA PRIMEIRA OFICINA DO GESTAR-II

Este relatório é um apanhado geral das atividades desenvolvidas na 1a. Oficina do Gestar II, aplicada na 8ª. Série “A”(9º. Ano), turno da manhã, da Escola EMAAF. Teve como orientadora Maria Rivaldizia e cursista Lúcia Maria Ribeiro.
(Obs.: O primeiro trabalho foi realizado com o texto fábula, mas resolvi relatar esta outra experiência com os gêneros textuais ).
O objetivo da mesma foi o reconhecimento por parte dos alunos dos gêneros textuais comuns ao seu cotidiano, como o diário e propaganda.
A oficina foi realizada em 05 aulas contadas a partir da produção até a discussão temática e conclusão.
Apresentei a eles os dois textos e solicitei que fizessem uma leitura minuciosa, observando todos os detalhes respondendo em seguida às questões propostas.
Após conclusão desta primeira etapa, pedi que trocassem a atividades com o colega mais próximo e efetuamos a correção.
Mesmo a classe tendo 38 alunos, escolhi apenas 03 produções para apresentar, mas foram analisadas todas. A seguir o relato das experiências.
Texto I
Aluna A:
>Reconheceu o texto I como diário, principalmente pela finalidade com que foi escrito, observou também o texto escrito em primeira pessoa, característico desse tipo de narrativa.
>Fez uma boa interpretação do mesmo denotando uma interação completa com o autor.
Aluno B:
>Reconheceu como diário e justificou vagamente, presumivelmente tenha chegado a esta conclusão pelo formato e uso.
>Quanto à interpretação, apesar de um pouco lacônico, demonstrou uma boa interpretação do mesmo.
Aluna C:
>Reconheceu o texto como diário dizendo que é nele que as pessoas fazem suas confidências. Completou esta definição fazendo uma excelente interpretação do texto, dando a entender que mesmo não definindo claramente as características do mesmo conseguiu entendê-lo.
Texto II
Aluna A:
>reconheceu o texto como propaganda pela imagem e o Slogan. Fez uma boa descrição da imagem e entendeu a que patrimônio trata a propaganda, não conseguindo apenas perceber a novidade no emprego do verbo no imperativo da propaganda.
Aluno B:
>Reconheceu o texto como propaganda dizendo “Ser uma orientação a sociedade” e também pelo Slogan. Descrição sucinta, porém correta da imagem. No geral demonstrou que compreendeu bem o texto e para quê se destina.
Aluna C:
>Reconheceu o texto como propaganda pela imagem e as logomarcas dos patrocinadores. Também não conseguiu perceber nada de novo no uso do verbo no imperativo nesta propaganda, mas fez uma ótima interpretação do texto em geral.
Análise:
No texto I Considerável número de alunos identificou como sendo parte de um diário, questionados como chegaram a esta conclusão, disseram que a organização textual com discurso direto, característico deste tipo de narrativa e principalmente pelo registro de fatos e impressões de um determinado personagem narrado por ele mesmo.
No texto II Foram unânimes em reconhecer o texto como propaganda, não tiveram dificuldade em descrever a imagem.
Considerações finais.
Percebi, não apenas nesta amostra como em toda a turma, que mesmo não definindo as características do texto diário, eles reconheceram a finalidade de uso. O mesmo aconteceu com o texto II. Todos reconheceram, mesmo não definindo por que o fazem. Fizeram também uma boa interpretação da imagem e do texto em geral. Mesmo demonstrando pouco conhecimento do que seja “ turismo sexual”, viram na propaganda a necessidade de proteger os inocentes e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
Concluo como produtiva a oficina e seus objetivos foram atingidos por uma parcela considerável de alunos.

Petrolina (07.04.2009).


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Lúcia Maria Ribeiro

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