quarta-feira, 10 de junho de 2009

2ª OFICINA APLICADA POR ANTONIA





ADOOOOOOOOOOOOOOOORO ESSE PESSOAL !!
ESTAS FOTOS SÃO DA MINHA TURMA DURANTE O TRABALHO DESENVOLVIDO CONFORME DESCRITO A SEGUIR. VALE SALIENTAR QUE FOI UM DIA EM QUE SENTI, MAIS FORTEMENTE, A IMPORTÂNCIA DO GESTAR NA MINHA VIDA E NA APRENDIZAGEM DOS MEUS ALUNOS. O PROGRAMA NOS TORNA MELHORES E MAIS CAPAZES.

GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
ESCOLA PROFESSOR MANOEL XAVIER PAES BARRETO



• Professora: Antonia Mª Reis de Macedo Menezes
ROTEIRO DE ATIVIDADE DA SEÇÃO 01 UNIDADE 13– TP 4:
O LETRAMENTO

Foram utilizadas quatro aulas para desenvolver as atividades programadas, as mesmas eram referentes ao letramento, com o objetivo de refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do nosso cotidiano.
Inicialmente a sala se dividiu em quatro grupos, os mesmos se formaram de maneira espontânea.

No primeiro momento foi solicitado que cada grupo observasse o ambiente letrado, onde cada grupo iria escolher informações sobre cada local a ele designado: mensagens de caminhões, em outdoors, bares, ruas. Onde na sequência fariam cartazes usando esses achados.

No segundo momento, eles organizaram as mensagens encontradas, podemos citar como exemplos:
 Bares:
- Bebo pra ficar mal porque se fosse pra ficar bem tomava remédio;
- Não beba para esquecer a conta;
- Fiado só depois de100 anos acompanhado do tataravô.
- Schol desce redondo;
- Quem vende fiado perde o freguês e a mercadoria...

 Caminhões:
- Marido de mulher feia tem ódio de domingo a domingo;
- Mulher de amigo meu é igual à mulher feia;
- Mulher toda boa só a brasileira;
- Mulher feia é igual à ventania, quebra galho...

 Outdoors:
- Unimed sua saúde em boas mãos;
- Bad boy a marca do Brasil;
- Frevo o melhor refrigerante de Pernambuco;
- São João no Pernalonga a festa do ano...

 Ruas:
- Orgulho de ser nordestino;
- O Senhor é o meu pastor e nada me faltará;
- Silêncio! Bebê a bordo;
- A fé move montanhas....

No terceiro momento eles trouxeram o material para montar os cartazes: papel madeira, cartolina, hidrocor, lápis de cor, etc. E então produziram os mesmos, aconteceu a participação ativa de todos os componentes dos grupos.

No quarto momento os alunos fizeram a apresentação dos cartazes produzidos, socializando com os colegas as experiências e o que aprenderam com essa observação sobre o uso e a função da escrita nas práticas do nosso dia-a-dia.

Ao final houve a sistematização do conhecimento observado e discutido e uma apreciação dos cartazes que ficaram expostos em sala.
O resultado foi belíssimo, trabalhos bem organizados, criativos, os alunos realmente pesquisaram, se envolveram na atividade, e nós como educadores ficamos, felizes, satisfeitos com os resultados, uma vez que temos a oportunidade de descobrir talentos em sala de aula, como exemplos, alunos que desenham brilhantemente, é realmente gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário