quinta-feira, 2 de julho de 2009

1ª OFICINA APLICADA POR FÁBIO

A atividade foi realizada com os alunos da 7ª série A e teve como base as unidades 9 e 10 do TP 3.

PRIMEIRO MOMENTO
A biografia de Carlos Drummond de Andrade foi o ponto introdutório do trabalho.
Após a leitura do texto, procurei identificar com os alunos que informações estavam contidas no mesmo. Por exemplo: Onde Carlos Drummond nasceu? Em que ano ele nasceu? Em que se formou, trabalhou ? O que ele escreveu? Como era ele? Onde faleceu?
Em seguida, a partir de situações, as características do gênero textual ficaram evidentes, o que os levou a classificar o texto lido como biografia.
Em seguida, conversamos sobre a importância de registrar por escrito a história da vida de todas as pessoas, especialmente daquelas que têm um trabalho relevante perante a sociedade. Ao final da aula, pedi que cada aluno levasse no dia seguinte uma fotografia em que ele aparecesse sozinho.

SEGUNDO MOMENTO
Iniciei esta etapa conversando sobre a importância de cada pessoa para sua família e amigos e sobre a necessidade de se conhecer e deixar-se conhecer pelos outros, momento em que os alunos falaram sobre si, suas preferências, necessidades, fatos marcantes da vida, etc.
Expliquei, então, a atividade do dia: produzir uma autobiografia.
Eles deveriam colocar a foto trazida na parte superior da folha de ofício ou caderno – aqueles que não trouxeram, poderiam desenhar um autorretrato - e escrever sobre sua história de vida, em terceira pessoa. Para que não usassem a primeira do singular, uma aula de análise lingüística sobre o assunto foi necessária. Não foi fácil para eles assimilar a proposta e adotar outro ponto de vista ao falar sobre eles mesmos e isso os levou a atividade de releitura, auto-avaliação e reescrita, mas ao final do processo todos conseguiram.

RESULTADO
A atividade foi bastante proveitosa, e alguns alunos ficaram após o término da aula para concluí-la, sob a alegação de que não queriam deixar de fazer um texto no qual eles eram os protagonistas. Foi então que me dei conta de que, a maioria deles, mostrou uma grande satisfação ao produzir um texto que os tornou mais conhecidos diante de outras pessoas e até de si mesmos.
VEJAM ALGUMAS DAS EXCELENTES PRODUÇÕES:





Oficina aplicada usando o TP3

Nenhum comentário:

Postar um comentário