terça-feira, 9 de junho de 2009

MEMORIAL DE FÁBIO

EU E MEU FILHO: QUINTA PAIXAO

Pernambucano de Petrolina. Nasci em 14 de agosto de 1972. Vivi nesta cidade até os doze anos quando fui morar com minha família na cidade baiana de Juazeiro. Foi na Bahia que minha identidade como pessoa começou a se formar. Desde cedo, senti-me obrigado a ajudar minha família trabalhando como vendedor ambulante. Meus pais sempre me incentivaram a estudar , apesar de não terem sequer concluído o Ensino Fundamental .

Meu primeiro contato com a leitura se deu de forma muito inesperada. Vendo meu irmão mais velho sempre lendo gibis, senti-me meio que impelido a também ler. Não consegui mais parar. Toda oportunidade que tinha estava sempre lendo. Este foi o primeiro passo para a paixão.

Quando cheguei à quinta série, entrei em contato com uma língua “esquisita” chamada Inglês. A principio achei engraçada. Depois, quis aprendê-la, entretanto, por ser muito pobre e minha família não ter como custear um desejo tão caro, meu pai comprou uma coleção “Curso Áudio- Prático de Inglês sem Professor”, de Antônio da Silva Duarte para possibilitar a realização de tal desejo. Empenhei-me bastante até atingir um nível de conhecimento médio nesta língua.Esta foi a segunda paixão.

No Ensino Médio mantive contato com a literatura. Li muitos romances mas elegi os de Machado de Assis como prediletos. Machado era um amigo desconhecido que sempre esclarecia minhas dúvidas sobre o romance e falava de outros autores como Shakespeare. Esta foi a terceira paixão.

Com o término do Ensino Médio e por não achar emprego na região, fui morar em Brasília. Porém, a saudade, proporcionada pela distância, foi muito forte e não fiquei por muito tempo no Planalto Central. Mas, estar em Brasília me pôs em contato com uma multiplicidade de culturas que muito contribuiu para o conhecimento do meu país.

Voltando a região decidi fazer Letras. O gosto pela literatura e o conhecimento de línguas foi determinante nesta escolha. Fiz várias substituições como professor de português e inglês antes de começar a trabalhar como efetivo em escolas particulares. Edson Ribeiro, Colégio Objetivo, Anglo e Sagres foram algumas destas escolas.

Hoje, trabalho como professor de Português na escola Wilma W. Cunha C. Amorim, N-5.
A vontade de estar sempre aprendendo foi sempre algo presente em minha vida. Surgiu, então, o Gestar II. Este Programa parecia ser apenas mais um dentre tantos outros. Felizmente não foi. Percebo claramente a presença de fundamentação teórica e a prática associadas, no Gestar. Suas propostas se coadunam perfeitamente com aquilo que deve ser o ensino em sala de aula. Sinto-me muito contente por ter a oportunidade de estar participando deste programa. Esta é a quarta paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário