segunda-feira, 8 de junho de 2009

2ª OFICINA APLICADA POR MARTHA VASCONCELOS

Após a 2º oficina do GESTAR II, decidi que trabalharia com meus alunos da 8º série, a Seção 3 da Unidade 12, que trata da intertextualidade entre gêneros textuais. Iniciei abordando o tema e o que os alunos pensavam sobre o que seria a intertextualidade entre gêneros textuais. A resposta foi negativa, pois eles mal sabiam o que eram gêneros textuais, então precisei expor o assunto.Trouxe texto de diversos gêneros, ao mesmo tempo que pedi que os alunos também trouxessem. Na sala de aula fomos analisando todos os textos e classificando-os. Foi gratificante ver que eles conseguiram identificar.

Na outra aula voltei ao tema proposto e aí ficou mais fácil deles desenvolverem os trabalhos.
Por fim, realizei com eles o avançando na prática pág 172, onde uma das questões pedia que produzissem uma receita sobre um amigo, um mundo melhor, a escola dos sonhos e/ou o namorado ideal.

Em grupos, escolheu-se dois dos quatro títulos, para produzirem a receita.
Depois cada grupo leu a sua e os outros foram acrescentando outros ingredientes.
Em outro momento, foi realizada a atividade 8 da pág 165, que ilustrava um anúncio publicitário de uma camionete com os seguintes dizeres: “ Do pó vieste e ao pó voltarás.” Principalmente se fores concorrente da S10.
Os alunos responderam as questões propostas n atividade e discutimos o significado da passagem bíblica usada no anúncio e o que quer dizer essa frase na bíblia e o que quer dizer no anúncio. Os alunos aprenderam a mesclar textos.

A aula foi ótima, porque percebi que 10 alunos não conheciam esta frase e neste momento dois alunos evangélicos deram uma aula do verdadeiro significado desta expressão na bíblia.
Para mim foi satisfatório tudo que aconteceu neste dia e conclui minha aula com orgulho dos meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário