sábado, 23 de maio de 2009

Atividade unidade 14 TP4

Professora Nazarete Andrade Mariano. Atividade aplicada na 4ª fase da Escola Poeta José Raulino Sampaio


Sabe-se que este TP, aborda as questões pertinentes sobre a escrita nas diversas situações processuais, tendo a escrito como seu objeto a leitura. Partindo desse principio fiz uma leitura pelo TP4 e pelo AAA, definir por desenvolver a atividade relacionada ao AAA, que tem como texto “O Circuito Fechado” de Ricardo Ramos. Para tanto definir alguns passos até chegar a conclusão dessa atividade. Segue os passos trabalhados.


1º Passo: Fazer uma sondagem com os alunos sobre sua rotina, como eles desenvolvem suas atividades diárias.


2º Passo: Discutir se na sua rotina se eles tem contato diária com a escrita e, como seria a sociedade sem a escrita. As discussões foram diversas, porém, a maioria acredita que não tem como conviver sem a escrita, pois a encontramos em toda parte, bem como utilizamos em várias situações reais na nossa vida.


3º Passo: Perguntei se seria possível descrever suas ações através de um texto que só constava nomes e pontuação. Os mesmos acharam que era complicado pois, as ações precisavam do verbo.


4º Passo: Foi entregue o texto “O Circuito Fechado” de Ricardo Ramos e pedir que os mesmos fizeram uma leitura silenciosa, depois fiz alguns questionamentos, mas as respostas foram muito parecidas, a maioria não entendeu nada do texto, alguns chegaram a uma rápida conclusão que era um monte de palavra soltas. Só após as minhas intervenções que os alunos perceberam que o texto não era um amontoado de palavras: Veja o texto abaixo

Circuito Fechado - Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

4º Passo: Solicitei que os mesmos retomassem a leitura, agora coletiva, em seguida eu fiz a leitura do texto para que eles pudessem perceber as pausas intencionais do texto, bem como as marcas da oralidade.


5º Passo: A partir das leituras começamos a analisar o texto, com o meu intermédio, e
aos poucos os alunos foram identificando e dando sentido ao texto.

6º Passo: Foram colocadas algumas questões para análise do texto:


01. Análise do texto e relacionar com as imagens do dia –a – dia:
a) Leia, em voz alta, o texto “Circuito Fechado” e pontue oralmente, com ênfase, cada passagem do texto.
b) Agora tente identificar o assunto do texto de Ricardo Ramos.
c) Comente com seu colega, em dupla, sobre quais foram as pistas ( palavras ou expressões ) que o ajudaram a compreender a seqüência de informações do texto. Discutam a respeito das diferentes observações.
d) Você fez uso dos seus conhecimentos prévios, por que seus conhecimentos prévios foram importante para a compreensão do texto?

Alguns tiveram bastante dificuldade de pontuar as discussões intencionadas pelas questões, outro perceberam mais facilmente as atividades do narrador desenvolvia no seu dia a dia.


7º Passo: Continuando com as questões, os alunos descobriram que existem outras formas de narrar suas rotinas e suas estórias, ao mesmo tempo deixando o texto rico e cheio de significado.


02. Vamos refletir sobre as idéias do texto “ Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos, e aprofundar a compreensão do texto descobrindo novas formas de narrar uma linguagem repleta de imagens e significados.
a) Ao lermos o texto de Ricardo Ramos, também construímos diferentes imagens. Leia o trecho a seguir e descreva a imagem que você construiu. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos (...).
b) Observe que o texto “ Circuito Fechado”, apesar da ausência de verbos e advérbios, é capaz de indicar as cenas da vida do personagem. Quais as cenas apresentadas no texto?
c) Observe o objetivo do texto e o que ele pretende informar ao leitor. Explique: por que o personagem não tem nome?
d) Ao iniciar seu dia, o personagem do texto realiza algumas ações comuns a todos nós. Como seria o texto com as suas primeiras ações do dia? Lembre-se de registrar as suas observações sobre as imagens vistas ao longo do dia.


8º Passo: Solicitei que os alunos observassem as imagens vistas ao longo do dia e registrassem para serem analisadas. Em seguida os alunos construíram também seu texto enigmático.

03. Agora vamos a produção do texto enigmático:
a) Pense em todas as imagens que você relacionou com a sua rotina e faça como Ricardo Ramos em “ Circuito Fechado”. Escolha um universo de palavras que faça parte de sua vida e construa um texto enigmático a respeito das suas ações cotidianas. Procure relacionar as ações e uma ordem cronológica e seja bastante observador nas colocações. É importante levar em consideração a pontuação. Após a produção de seu texto leia em voz alta para os demais colegas de sala.
Observações: Durante a preparação do texto procure relacionar as palavras (listas de nomes) e, em seguida, ordene-as segundo as ações.


9º Passo: As produções dos alunos, sem alteração do professor.


Texto 01 ( Sem título)
Chinelo, toalha, pasta, escova, banho. Café, cigarro, TV, som, Dvd, jornal, sofá. Roupa, sapato, meia, talco, cadaço, café, cigarro, equipamento de exports, bicicletas, rua, mercado, calçada. Carteira, chaves, carro, portão de garagem, centro. Cartão de credito, banco, dinheiro, posto, carro, gasolina. Casa, garagem, carro, portão. Sofá, controle, TV, café, cigarro, esqueiro, prato, talheres, mesa, cadeira, café, cigarro. Toalha, sabonete, banho, roupa, sapato, meia, talco, cadaço. Bicicleta, rua, mercado, calçada, praça, banco, cigarro. Banho, toalha, espelho, cabelo, escova, creme. Café, cigarro, TV, jornal, escola, caderno, lápis, borracha, caneta, cadeira, professor, quadro. Recreio, pátio, cigarro. Escola, portão, casa, shorte, sandália, café, cigarro, TV. Sabonete, shampo, escova, creme de pentear, espelho, escova e dente, pasta. Quarto, cama, descanso

É interessante ressaltar que as produções produzidas pelos alunos foram trocadas para o colega fazer a leitura, essa em especial a maioria dos alunos logo perceberam quem era o autor, devido a rotina contida no texto, como por exemplo a grande freqüência de cigarro, bem como a citação da bicicleta.
Neste texto os alunos enfatizaram realmente suas rotinas a partir dos substantivos, adentrando no bojo da rotina de cada pessoa, assim acabamos descobrindo mais particularidade dos alunos que em uma narrativa tradicional.


Texto 02 ( sem titulo)

Despertador. Água, sabão, toalha. Pão, copos. Água, escova, de dentes, pia. Água , sabonete, calça, camisa. Marmita, bicicleta, chaves, cadeado, estrada. Chaves, portão, camisa, chorte. Pá, enchada, área, cimento. Blocos, cerâmicas, água, colhe. Relógio, garafa, xícara, copos, Paes. Relógio, carinho de Mao, pá. Relógio, marmita, celular, travesseiro. Relógio, pá, enchada, luvas, água sabão, área cimento, carinho de Mao, blocos. Creme, água, sabão. área, cimento, bicicleta, estrada. Relógio, água, sabonete, toalha. Farda, calça, lápis, cirene. Chaves, portão. Traveseiro, lençol.
Aluno: Nelson Allan IVª fase


Este o aluno se recusou a fazer a socialização da leitura, interessante que ao ler esta produção, percebe-se qual o trabalho que ele desenvolve, na verdade ele não se mostra como essas características na sala.

Texto 03 ( sem titulo)
Cama, sinal da cruz, sandália, vaso, escova. Pia, creme dental, toalha, chuveiro, quarto, guarda-roupa. Cozinha, chaleira, café, sanduicheira, padaria, pão, queijo, mortadela, presunto, leite. Chicara, mesa, colher, pia, louças, panos, pratos, armário, vasoura, sofá, quartos, banheiro, sala. Tapete, poeira, moveis, balde, panela, comida. Cama, televisão, novela, escola, lençol, etc.
Aluna: Ana Fidelice IVª fase

Esta aluna é uma dona de casa com filhos, que tem atividades de rotinas diárias.

Texto 04 ( sem titulo)

Pia, pasta, escova, pente, toalha, sabonete. Calçado, vassora, rodo, água, sabão, pano de chão.
Pia,prato, bucha, sabão, vassora, rodo, pano, água, banheiro, vassora, rodo, pano. Fugao, panela, verdura, arros, feijão, talheres, pratos, copos. Banheiro, sabonete, bucha, água, rodo, champu, condicionador, pente, toalha. Ropa, sabão, pregador.
Mesa, cadeira, concha, panela, prato, talheres, pia, copos, pratos.
TV, computador, traviceiro, lençou, escova, creme dental, beibidou, luzes, cama.

Esta tem uma rotina bem domestica, inclusive é casada e está sem trabalhar, geralmente a mesma trabalha como domestica, mas apesar da inadequação ortográfica, é uma aluna muito dedicada.

Pegando um gancho da atividade, sobre a rotina a partir do texto enigmático, foi dado continuidade com a caminhada da leitura:


10º Passo: Os alunos fizeram um levantamento sobre os tipos de textos que eles viram no caminho de casa até a escola.
1


12º Passo: Foi feito também uma abordagem dos tipos de textos existentes na rotina da sala de aula. Em seguida os alunos fizeram uma caminhada pela escola para fazer um levantamento quais os tipos de textos que circulam pela escola diariamente.
Os textos mais encontrados foram:
Cantinho da leitura, cartaz sobre a paz, cartaz sobre a prevenção da dengue, tabelas de horários, horário do educador de apoio, placas com o nome biblioteca, sala de professor, sala da direção.


13º Passo: Voltando para sala abriu-se uma discussão sobre as diversas leituras existentes na escola, os alunos chegaram a conclusão que não tinha muita leitura no espaço escolar. Portanto, a partir da conclusão, foi proposto fazer um painel com sugestão de leitura. Então, os alunos criaram na sala de aula um painel com sugestão de leitura com a temática dignidade e consumismo. Os alunos retiram noticias, propaganda e textos de diversos gêneros.

Vale ressaltar que esta atividade foi bastante produtiva, pois os alunos perceberam que no cotidiano das pessoas, encontram-se vários gêneros textuais e todas com seus significados, pois a sociedade, por ser letrada, se vale do texto escrito para desenvolver diversas situações comunicacional, sem falar que serve como registro fundamentado das ações humanas nos diversos segmentos sociais.

2 comentários:

  1. Nazarete, você é realmente uma professora que faz a gente se orgulhar da profissão e acreditar que no final, as coisas darao certo, se nao deram, ainda, é porque nao chegou o final. Parabéns pelo seu trabalho e continue assim. Precisamos de você, nós, professores, e os alunos.

    DIZA

    ResponderExcluir