quinta-feira, 28 de maio de 2009

MEMORIAL DE ADNA

Fui aluna da escola pública desde as séries iniciais até o magistério. Morava numa cidade pequena, onde todos se conheciam e tinham sonhos bem parecidos. Estudar, ser alguém na vida, ter um bom emprego, ajudar as pessoas, eram os assuntos de nossas conversas juvenis. Depois vinham os amores, filhos e outras quimeras. Terminei o magistério, mas não fiz logo o concurso, pois fiz esse curso por falta de outras opções na minha cidade. No mesmo ano fiz o vestibular; escolhi Letras porque a leitura é o meu vício. Foi no decorrer dos estudos universitários que comecei a pensar em ser professora. Eu me angustiava com a forma como aprendi, pois descobri que poderia ter sido diferente. Passei a desejar fazer a diferença. Fui laçada. Envolvida. Conquistada pela vontade de ser mestre. Devo isso a muitos dos meus professores que me influenciaram para ser como eles e, em alguns casos, não ser como eles. Foram quatro prazerosos anos na faculdade CESVASF, em Belém do São Francisco.
No ano seguinte ao término da faculdade, fiz o concurso para professora da rede estadual de educação na Bahia e em Pernambuco. Fui aprovada nos dois concursos, mas por motivos particulares, precisei optar por um. Então, fiquei em Pernambuco. Não lamento mais por isso.
Passaram-se dezesseis anos, e são muitas as experiências acumuladas. Estive por cinco anos como vice-gestora e os outros anos, foram em sala de aula. Nesses anos, construí minha riqueza: minha família. Fui abençoada por Deus e recebi de presente: marido, uma filha (15 anos) e dois filhos (um de 8 anos e o outro com 8 meses).
Um dos meus sonhos profissionais era fazer o curso de pós-graduação. Iniciei em setembro de 2008. Logo após o nascimento do meu caçula. Foi a maior de todas as renúncias de minha vida; deixá-lo, enquanto viajo para estudar. Está valendo a pena, cada momento que me debruço sobre os livros, cada segundo que fico a “beber” da sabedoria de outros mestres. Também enriqueço com a troca de experiências com meus amigos e amigas professoras, do curso e da vida.
Este curso, (GESTAR), complementa em muitos aspectos, a aprendizagem do curso de pós-graduação. Ainda faço um curso à distância, intitulado: mídias na educação. Estou com meu tempo preenchido, sem medidas, mas vai valer a pena no final.
Meu desejo maior é ver refletido nos meus alunos, a luz do conhecimento que me foi possibilitado.

ADNA MACIEL S. CAMPOS SOUTO.
ALUNA DO CURSO GESTAR II.
PETROLINA – PE.
MONITORA: DIZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário