MEMORIAL
Iniciei minha jornada estudantil aos sete anos de idade (1973) numa escola da zona rural do município de Floresta ( hoje pertencente ao município de Carnaubeira da Penha). Escola simples, porém aconchegante e muito significativa para todas as crianças que moravam naquela região. Hoje aos 85 anos de idade, tio Antônio Florentino sente-se realizado por ter contribuído com a educação daquela época, pois foi sua a iniciativa de construir esta escola próxima a sua casa para atender toda a comunidade. Utilizando recursos próprios e também sua força de trabalho, construiu o prédio e fabricou os móveis com suas próprias mãos. Acolheu em sua casa os professores cedidos pela rede municipal, oportunizando a todos um futuro melhor.
Dois anos depois, passei a residir na cidade de Floresta, dando continuidade aos meus estudos na Escola Deputado Afonso Ferraz, chegando a conclui o curso de Magistério em 1983. Naquele momento realizava não só um sonho meu, mais de toda a família: ser professora.
No ano seguinte, prestei vestibular para o curso de História, na Faculdade de Formação de Professores da cidade de Arcoverde, ampliando meus conhecimentos e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, o que consegui ao ser aprovada no concurso público para professores da Secretaria de Educação do nosso Estado, oferecido em 1993. A partir daí, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer desses anos e buscar cada vez mais o aprimoramento de minha prática pedagógica.
No decorrer desses anos trabalhei em diversos locais e funções (professora primária – Escola Domingos Soriano de Souza; Escola Três Marias; GRE – Floresta – Professor-Técnico: Setor Pessoal, Divisão de Apoio ao Aluno; Apoio a Gestora e UDE), procurando sempre realizar minhas atribuições com responsabilidade e presteza. Enfrentado cada obstáculo como uma nova oportunidade de aprendizagem e superação.
Visando acompanhar as mudanças na prática do ensino de História, iniciei o Curso de Especialização em Programação do Ensino de História pela UPE-Petrolina, concluindo em janeiro de 2004.
Buscando acompanhar os avanços tecnológicos da atualidade, recursos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento da educação, participei do Curso de especialização Tecnologias em Educação, oferecido pela PUC-RIO (2007).
Com o objetivo de oportunizar ao meu filho (Cyro) uma educação melhor que a oferecida em nossa cidade (Floresta) e a necessidade de enfrentar o maior desafio da escola – oferecer uma educação de qualidade, onde o aluno aprenda a aprender, participei da Seleção Interna para a função de Educador de Apoio – GRE – Petrolina.
Hoje desempenho minhas atividades na Escola Marechal Antônio Alves Filho, onde tenho o prazer de acompanhar os professores de Língua Portuguesa da referida escola no decorrer do Curso Gestar II.
Quando tomei conhecimento da existência deste curso fiquei muito entusiasmada para fazê-lo e logo me inscrevi; pois precisamos compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisa e descobertas permanentes sobre os processos de aquisição de aprendizagem pelos nossos alunos, visto que a articulação entre a formação e profissionalização docente é imprescindível para a melhoria da ação pedagógica e dos processos formativos que esperamos construir..
Durante o primeiro encontro tive a oportunidade de conhecer o manejo do curso Gestar II e também trocar experiências com outras pessoas.
Acredito que durante o curso teremos oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para entendermos a educação como uma prática social de formação continuada dos educadores.
Marineide Maria de Carvalho
Cursista do Gestar II (Coordenadora Pedagógica da
EMAAF)
Petrolina, março de 2009.
domingo, 17 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário