domingo, 17 de maio de 2009

MEMORIAL DE MARINEIDE

MEMORIAL

Iniciei minha jornada estudantil aos sete anos de idade (1973) numa escola da zona rural do município de Floresta ( hoje pertencente ao município de Carnaubeira da Penha). Escola simples, porém aconchegante e muito significativa para todas as crianças que moravam naquela região. Hoje aos 85 anos de idade, tio Antônio Florentino sente-se realizado por ter contribuído com a educação daquela época, pois foi sua a iniciativa de construir esta escola próxima a sua casa para atender toda a comunidade. Utilizando recursos próprios e também sua força de trabalho, construiu o prédio e fabricou os móveis com suas próprias mãos. Acolheu em sua casa os professores cedidos pela rede municipal, oportunizando a todos um futuro melhor.
Dois anos depois, passei a residir na cidade de Floresta, dando continuidade aos meus estudos na Escola Deputado Afonso Ferraz, chegando a conclui o curso de Magistério em 1983. Naquele momento realizava não só um sonho meu, mais de toda a família: ser professora.
No ano seguinte, prestei vestibular para o curso de História, na Faculdade de Formação de Professores da cidade de Arcoverde, ampliando meus conhecimentos e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, o que consegui ao ser aprovada no concurso público para professores da Secretaria de Educação do nosso Estado, oferecido em 1993. A partir daí, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer desses anos e buscar cada vez mais o aprimoramento de minha prática pedagógica.
No decorrer desses anos trabalhei em diversos locais e funções (professora primária – Escola Domingos Soriano de Souza; Escola Três Marias; GRE – Floresta – Professor-Técnico: Setor Pessoal, Divisão de Apoio ao Aluno; Apoio a Gestora e UDE), procurando sempre realizar minhas atribuições com responsabilidade e presteza. Enfrentado cada obstáculo como uma nova oportunidade de aprendizagem e superação.
Visando acompanhar as mudanças na prática do ensino de História, iniciei o Curso de Especialização em Programação do Ensino de História pela UPE-Petrolina, concluindo em janeiro de 2004.
Buscando acompanhar os avanços tecnológicos da atualidade, recursos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento da educação, participei do Curso de especialização Tecnologias em Educação, oferecido pela PUC-RIO (2007).
Com o objetivo de oportunizar ao meu filho (Cyro) uma educação melhor que a oferecida em nossa cidade (Floresta) e a necessidade de enfrentar o maior desafio da escola – oferecer uma educação de qualidade, onde o aluno aprenda a aprender, participei da Seleção Interna para a função de Educador de Apoio – GRE – Petrolina.
Hoje desempenho minhas atividades na Escola Marechal Antônio Alves Filho, onde tenho o prazer de acompanhar os professores de Língua Portuguesa da referida escola no decorrer do Curso Gestar II.
Quando tomei conhecimento da existência deste curso fiquei muito entusiasmada para fazê-lo e logo me inscrevi; pois precisamos compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisa e descobertas permanentes sobre os processos de aquisição de aprendizagem pelos nossos alunos, visto que a articulação entre a formação e profissionalização docente é imprescindível para a melhoria da ação pedagógica e dos processos formativos que esperamos construir..
Durante o primeiro encontro tive a oportunidade de conhecer o manejo do curso Gestar II e também trocar experiências com outras pessoas.
Acredito que durante o curso teremos oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para entendermos a educação como uma prática social de formação continuada dos educadores.


Marineide Maria de Carvalho
Cursista do Gestar II (Coordenadora Pedagógica da
EMAAF)
Petrolina, março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário