sexta-feira, 22 de maio de 2009

Memorial de Patricia


Memorial

Eu sou Cícera Patrícia Vasconcelos Rodrigues Bione, nasci em 02 de setembro de 1980 na cidade de Paulo Afonso - BA, onde morei mais de treze anos depois de ter passado cinco anos em Itabaiana – SE. Somando-se estes períodos, chegamos aos meus dezoito anos, momento este marcado por uma dúvida comum, mas difícil de obter a resposta cabível – que carreira seguir?
Tentando encontrar a resposta optei por fazer o curso de eletrotécnica, mas ao término do mesmo constatei que não era isto que me satisfazia. Então, em 1999, me inscrevi para o vestibular da UPE e mais uma vez a dúvida me atormentava – Letras ou Matemática?, deixei uma procuração para minha tia concluir o preenchimento do formulário de inscrição e retornei a Paulo Afonso, de lá, depois de muito pensar, optei por Letras e hoje posso afirmar que não poderia ter feito melhor escolha.
Ao contrário de muitos professores, não venho de uma família de docentes, mas sempre brinquei de ser professora e durante um tempo esse desejo ficou adormecido, mas consegui reavivá-lo a tempo.
Assim, no início da faculdade decidi fazer um curso de inglês no CCAA, que finalizei com êxito. Nesta instituição fui convidada a fazer parte da equipe administrativa, aceitei e um ano depois me tornei chefe deste setor, mas comprovei que não era isso que eu queria desenvolver. Ao finalizar o curso, veio mais uma promoção, desta vez a tão esperada e desejada oportunidade surge e integro a equipe de professores desse instituto de línguas, reafirmando a paixão por está profissão tão sublime e que aliado à conclusão da pós-graduação em língua inglesa contribuíram para o meu enriquecimento profissional.
Além disso, contei com o apoio total de minha família, em especial meu esposo, que nos momentos mais difíceis encorajou-me e sempre tinha algo bonito e motivador para que eu ouvisse e continuasse minha batalha diária contra os grandes obstáculos encontrados, não poderia deixar de falar em meus pais, pilares de minha vida, mesmo não sendo de acordo com a profissão que optei, deram-me uma força incondicional, pois sabiam que estava satisfeita com a minha escolha.
Com o passar do tempo, senti que precisava de algo mais e desafiante, então, participei do concurso do estado de Pernambuco e fui aprovada em primeiro lugar, assumindo o mesmo na cidade de Orocó – PE, lá conheci pessoas maravilhosas, alunos e colegas de trabalho, e comecei a enxergar a profissão com olhos insaciáveis que me empurram para a pesquisa na tentativa de diminuir esta inquietação. Atualmente, estou na Escola Prof. Humberto Soares, onde encontrei vários desafios que são assistidos diariamente, mas apesar de todos os empecilhos há profissionais que compartilham do mesmo desejo – otimizar a educação, isto é necessário, e melhor, ainda dá tempo.
Enfim, as expectativas lançadas no curso Gestar oferecidas gratuitamente a nós professores são imensas, pois é uma semente lançada e estou ciente que dependendo do terreno onde ela caia pode germinar e produzir belíssimos frutos, e nesta certeza de ser um solo fértil que estou trilhando por estes caminhos.

Um comentário: