quarta-feira, 6 de maio de 2009

Texto Reflexivo de Emanuela

Escola Laura Vicuña
Professora: Tereza Emanuela de Menezes Assis


Texto Reflexivo – II Oficina

TP 3 - Unidade 12 - Grupo 4 - Seção 1

Gêneros textuais e sequências tipológicas
Até recentemente, o ensino de produção de textos (ou de redação) era feito como um procedimento único e global, como se todos os tipos de texto fossem iguais e não apresentassem determinadas dificuldades e, por isso, não exigissem aprendizagens específicas. A fórmula de ensino de redação, ainda hoje muito praticada nas escolas brasileiras – que consiste fundamentalmente na trilogia narração, descrição e dissertação. Além disso, essa concepção guarda em si uma visão equivocada de que narrar e descrever seriam ações mais “fáceis” do que dissertar, ou mais adequadas à faixa etária, razão pela qual esta última tenha sido reservada às séries terminais - tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
O ensino-aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto pela perspectiva dos gêneros reposiciona o verdadeiro papel do professor de Língua Materna hoje, não mais visto aqui como um especialista em textos literários ou científicos, distantes da realidade e da prática textual do aluno, mas como um especialista nas diferentes modalidades textuais, orais e escritas, de uso social.
O bom texto não é aquele que apresenta, ou só apresenta, características literárias, mas aquele que é adequado à situação comunicacional para a qual foi produzido, ou seja, se a escolha do gênero, se a estrutura, o conteúdo, o estilo e o nível de língua estão adequados ao interlocutor e podem cumprir a finalidade do texto.
Acredito que abordando os gêneros a escola estaria dando ao aluno a oportunidade de se apropriar devidamente de diferentes Gêneros Textuais socialmente utilizados, sabendo movimentar-se no dia-a-dia da interação humana, percebendo que o exercício da linguagem será o lugar da sua constituição como sujeito. A atividade com a língua, assim, favoreceria o exercício da interação humana, da participação social dentro de uma sociedade letrada.

Aplicação do Avançando na Prática

A sugestão era que levássemos aos alunos um texto publicitário que dissesse o seguinte: AJUDAMOS PESSOAS A TRABALHAR JUNTAS. MESMO QUANDO NÃO ESTÃO JUNTAS.





Encontrei o texto acima, que é um anúncio da empresa VERUP, que fornece assessoria em gestão empresarial para o segmento de vestuário, calçados e acessórios.

1.Dividi a sala em grupos e pedi que descobrissem que tipo de serviço a VERUP prestava, ou o que ela vendia.
Como o anúncio contem muitas informações, isso as deixou confusas e não conseguiram definir exatamente, qual o serviço prestado. Algumas acertaram em parte.

2. Juntamente analisamos: o gênero publicitário em termos de objetivos, destinatário, veículo, etc.

3. Logo após analisamos as sequências. Se seriam descritivas, narrativas ou injuntivas, como propunha a atividade.
No início definiram como descritivo e narrativo. Depois de orientados como se daria uma sequência narrativa, chegaram a conclusão que o anúncio é apenas descritivo.

4. Depois, solicitei que em jornais e revistas procurassem textos publicitários e analisassem, conforme o que havia sido feito.



Resultados Obtidos

Anexarei algumas fotos e textos selecionados pelos grupos, não deixando de ressaltar que as atividades são desenvolvidas numa turma de 7º ano.






















1.Fotos: Análise no texto publicitário




2. Selecionando os textos publicitários:






Este foi classificado como: Anúncio com sequências Injuntivas e Descritivas.

Este, contendo sequências descritivas e injuntivas.

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