quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MEMORIAL DE SAMIRA CARLA

“Sem sonhos não há fôlego emocional. Sem esperança não há coragem para viver.”
(Augusto Cury- Pais brilhantes, professores fascinantes.)

Neste memorial proponho-me a falar um pouco sobre mim, para que me conheçam como pessoa e profissional que sou.
Sou a segunda filha, pois o primeiro filho da minha mãe não sobreviveu, devido problemas de incompatibilidade sanguínea dela com o meu pai.
Já sou vitoriosa desde o nascimento, pois foi diagnosticado pelo médico que os filhos da minha mãe só nasceriam sem problemas físicos ou mentais o primeiro e último. Eu, como já disse, sou a segunda e felizmente nasci sem nenhuma necessidade especial.
Meus pais deram-me o nome de Samira Carla, que foi uma sugestão da prima de minha mãe, a qual é muito querida por todos nós. Sou uma pessoa carinhosa, solidária, mas com personalidade firme e marcante. Quando desejo algo nunca desisto, acredito sempre nos sonhos, pois são eles que me tornam alguém melhor e me conduzem ao sucesso.
Nasci em Petrolina-PE, desde pequena meus pais sempre me ensinaram a valorizar os estudos e me ajudaram muito no meu processo de aprendizagem.
Sempre fui apaixonada pelas letras, isso me ajudou na compreensão de assuntos dentro e fora do ambiente escolar.
Aprendi a ler com minha avó paterna Terezinha, que adora contar histórias e apesar de não ter tido a oportunidade de estudar é uma pessoa que ensinou os filhos e os netos a valorizar o estudo.
Na escola, sempre me destaquei como uma aluna estudiosa e de bom desempenho, apesar de ser bastante tímida, barreira que só consegui vencer na faculdade, graças aos meus professores.
Foi no Ensino Fundamental II onde descobri que amava a matéria de Língua Portuguesa e a partir daí iniciou-se meu caso de amor com os livros.
Lia muito todo livro que via pela frente, a moça da biblioteca da escola onde eu estudava ( Colégio Dom Bosco) me apelidava de “barata de biblioteca”, pois vivia lá na hora do recreio pedindo livro emprestado para ler. Nunca me incomodei com o apelido, no final do ensino fundamental eu já tinha lido 80% de todos os paradidáticos que existiam lá.
Fiz o Ensino Médio regular na Escola Estadual de Petrolina e curso técnico de Agroindústria no CEFET Agrícola. Terminei tudo, mas não me identifiquei com o curso técnico e fiz vestibular para Letras. Consegui passar no segundo vestibular, sendo que meu objetivo não era lecionar.
Aos poucos fui me apaixonando pelo curso e no segundo período iniciei minha trajetória em sala de aula.
Venci muitos preconceitos por causa da minha idade- algumas pessoas me achavam nova demais-, e ultrapassei barreiras difíceis durante o meu período acadêmico.
Tive meu primeiro filho quando ainda estava cursando e apesar das grandes dificuldades consegui terminar o meu curso sem repetir nenhum semestre.
Alguns professores marcaram bastante a minha vida pessoal e profissional como Yolanda Almeida, Isva Modesto, Claudete Galvão, Francisco de Assis e Neide. Cada um com suas particularidades, mas todos com o mesmo objetivo: “Educar encantando e criando idéias”.
Passei por experiências maravilhosas e marcantes, como PREVUPE (cursinho pré-vestibular promovido pela FFPP – Faculdade de Formação de Professores de Petrolina), nele consegui entender como era importante o meu papel de facilitadora para os meus alunos. Adquiri muito respeito dos mesmos pelo trabalho que desenvolvi com eles.
Terminei meu curso em julho de 2006 e consegui ser aprovado no concurso público da rede estadual de ensino de Pernambuco, meu atual emprego, onde tento colocar em prática da melhor maneira possível o que aprendi com meus mestres e as formações que faço.
Sei que nosso país ainda tem muito o que melhorar na educação, mas estamos em busca dessa melhoria constantemente.
Ouvi algo interessante assistindo o filme Kung fu Panda com meu filho de um mestre: “ O passado é história, o futuro um mistério e o presente uma dádiva, por isso se chama presente.” E, sem querer levei para a educação: temos que ver o nosso presente como uma dádiva em que nossas ações possam refletir na melhoria do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário