sábado, 4 de julho de 2009

4ª oficina aplicada por ANTONIA

GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
ESCOLA PROFESSOR MANOEL XAVIER PAES BARRETO

Professora: Antonia Mª Reis de Macedo Menezes

ROTEIRO DE ATIVIDADE DO AA4, UNIDADE 14 – AULA 5:
O PROCESSO DE LEITURA


Relatório da Oficina


Foram utilizadas quatro aulas para desenvolver as atividades programadas, as mesmas eram referentes ao Processo de Leitura, com o objetivo de relacionar os objetivos de leitura aos diferentes textos.
No primeiro momento fiz, juntamente com os alunos, a leitura de dois textos diferentes: um bilhete familiar, no qual a filha manda um bilhete para o pai falando que estava com muita saudade e um verbete de dicionário com o significado da palavra saudade. Logo após a leitura, os alunos responderam algumas questões a respeito dos textos lidos, o que os levou a refletir sobre o objetivo da leitura de cada gênero. Logo após houve uma conversa informal sobre o imenso leque de textos que nós temos ao nosso redor e o porquê da leitura deles.
No segundo momento a sala se dividiu em duplas, formadas de maneira espontânea. Cada dupla recebeu alguns textos de gêneros diferentes, dentre eles: manual de instrução, propaganda, música, declaração, receita, conto, anúncio, horóscopo, poema, mensagem, história em quadrinhos, crônica, nota de agradecimento, convite, música infantil, para identificar o gênero textual e o objetivo da leitura.
Houve participação de todos, e observei que eles realmente discutiam entre si sobre a importância da leitura daquele determinado texto, não só para própria vida, mas para a vida de outras pessoas e da sociedade.
Finalmente houve a socialização das atividades;momento em que os alunos falaram sobre os seus textos, qual o objetivo da leitura de cada um, qual a sua importância para o nosso dia a dia. Eles perceberam que os objetivos são os mais diversos e que isso está relacionado à situação de produção.
O resultado foi belíssimo. Percebo que os alunos estao, a cada dia, mais empenhados em realizar as atividades que proponho a partir do programa Gestar; eles participam de forma efetiva com muita empolgação e responsabilidade. Como educadora, fico feliz e satisfeita com os resultados, uma vez que, vejo os objetivos meus e do programa sendo alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário