segunda-feira, 27 de julho de 2009

Oficina V – Unidade 16

Relatório de atividades desenvolvidas

Nesta unidade, as atividades foram selecionadas de modo a estimular uma reflexão sobre a comunicação escrita como um trabalho processual baseado na aquisição de novos conhecimentos e na troca de informação nas diversas situações sociocomunicativas da vida diária.


 

De acordo com o tema geral: A produção textual _ Crenças, teorias e fazeres, foi necessário fazer algumas adaptações das atividades contidas nas seções 2 e 3.Para tanto, a primeira medida tomada foi alterar o tema textual do Avançando na prática, focalizando os principais pontos turísticos de Petrolina.


 

Assim, a apresentação foi montada em forma de slides e intitulada de City Tour como forma de convite a fazer uma breve viagem por pontos freqüentados por todos, mas não apreciados da forma como deveriam.


 

Durante a pesquisa de imagens percebi a carência de fotos na internet desses lugares, mas selecionei as melhores, e foi bem interessante alguns comentários, pois havia imagens que só era possível identificar o local porque eu estava relatando como as localizei na internet, deixando-os surpresos com a precariedade de informações e fotografias contidas na rede sobre a cidade de Petrolina.


 

Passado este primeiro momento, os alunos observaram a hierarquização das dimensões dos gêneros, ponto fundamental no momento de produção, e acompanharam a atividade de um quadro expositor confrontando duas situações diferentes, mas mantendo o mesmo formato do documento_ cartão-postal, a diferença estava nos destinatários, um era amigo e o outro o chefe.

Este momento foi importante para eles perceberem as peculiaridades comuns de cada modelo.


 

Passada esta fase, os alunos simularam uma situação comunicativa, na deveriam enviar um cartão-postal para um amigo ou parente, e outro para o chefe, pois teriam que agir como um funcionário em serviço relatando as belezas de Petrolina, é importante ressaltar que esta fase foi individual. Logo após a escrita, as produções textuais foram socializadas e muitas gargalhadas foram dadas, pois foi interessante ouvir a criatividade dos alunos, muitas vezes deixadas de lado, já que é comum levarmos exemplos prontos subestimando o poder de criação dos mesmos, esta etapa comprovou como é importante valorizar o que eles produzem, pois é comum este momento ser bem restrito apenas à leitura do professor.


 

Na aula seguinte(a noite), a turma foi dividida em grupos e os alunos elegeram e adaptaram o melhor texto do grupo a ser reproduzido num cartão-postal gigante para ser exposto no colégio como forma de incentivo a visitação bem como proporcionar informação. Este momento foi marcante porque os alunos se dispuseram a ir ao colégio em outro horário para finalizar o trabalho no tempo previsto, demonstrando comprometimento.


 

No término da oficina todos entenderam a importância da leitura e da escrita como forma de registro para a perpetuação da memória cultural dos povos.


 


 

Cícera Patrícia Vasconcelos Rodrigues Bione


 



 


 

Visualização dos pontos turísticos de Petrolina_ City Tour


Produção individual dos cartões-postais


 


 


 


Confecção dos cartões-postais individuais


Escolha e adaptação do melhor texto para reprodução no cartão-postal gigante


 


Texto formal


Texto informal

Nenhum comentário:

Postar um comentário